Se for olhar para o mundo dos smartphones, percebe que enquanto a Apple mantém uma filosofia de design muito sua, mas mete sempre detalhes fácilmente identificáveis em todos os seus aparelhos para os distinguir entre si, especialmente quando existe uma grande diferença de preço entre eles, a Samsung decidiu fazer o oposto.
Ou seja, enquanto a Apple quer um iPhone facilmente identificável, mas quer também que os utilizadores consigam distinguir entre modelos base, Pro, Max, e entre gerações diferens, a Samsung adotou uma filosofia única de design que… Parece tornar tudo igual ao litro. O resultado final acabou por ser estranho.
Samsung meteu a gama baixa igual à gama alta. Foi um erro!?
Portanto, enquanto a Apple quer uma diferenciação clara entre o seu iPhone SE e os seus modelos mais caros, a Samsung decidiu tornar os seus Galaxy S (à exceção do Ultra) extremamente parecidos aos seus Galaxy A.
É algo que deu mais valor às gamas baixas da Samsung, mas ao mesmo tempo parece ter desvalorizado tudo o resto. Terá sido um erro?
- “Oh não… O meu Galaxy S23+ é parecido ao Galaxy A15 daquele pobretanas.”
A frase em cima é uma brincadeira por ser tão pouco importante no grande esquema das coisas.
Mas, ainda assim, num mundo cada vez mais dominado pela Apple, que vai inegavelmente buscar muitos dos seus clientes ao mercado por conseguir vender “estatuto”, fica a ideia de que a Samsung levou a sua estratégia um pouco longe de mais.
Aliás, talvez seja exatamente por isso que a Samsung está a planear uma gigantesca revolução no design dos seus smartphones a partir de 2025.
Será que vamos continuar a ver uma uniformização de design, ou as coisas vão mudar para voltar a meter os Galaxy S num pedestal, e tudo o resto noutra “gama”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!