Samsung Message Guard: a grande arma contra ameaças!

A atualização One UI 5.1 da Samsung poderia ser um simples update de software. No entanto é muito mais do que isso. Tem muitas novidades e até melhora as existentes. No meio disto tudo ainda houve tempo para aumentar a segurança contra ciberataques através de uma novidade chamada Samsung Message Guard.

Samsung Message Guard: a grande arma contra ameaças!

Por enquanto, o Samsung Message Guard está disponível apenas para a gama Galaxy S23. No entanto, a empresa diz que ela será gradualmente lançada para outros smartphones e tablets Galaxy que executam o One UI 5.1.

s23, Samsung Message Guard

Há uma grande ameaça a pairar sobre os utilizadores. Na prática é um tipo de ataque que permite juntar código malicioso a uma imagem que depois é enviada para um smartphone. Quando chega infecta-o de imediato. Isto mesmo que não tenhamos seguido qualquer ligação.

Apesar de ainda não se terem registado estes ataques em smartphones ou tablets Galaxy, a Samsung quer estar um passo à frente em termos de segurança móvel, especialmente porque estas ameaças continuam a evoluir. E é aqui que entra o novo elemento Samsung Message Guard.

O Samsung Message Guard é uma sandbox avançada. Algo que a Samsung chama de “uma espécie de quarentena virtual”. Captura imagens que os utilizadores recebem numa sandbox separada do resto do dispositivo. Depois analisa-as num ambiente controlado. Assim evita que potenciais códigos maliciosos acedam a ficheiros no armazenamento do seu smartphone ou interajam com o sistema operativo.

A Samsung diz que as violações de dados tornaram-se cada vez mais comuns. De facto, triplicaram desde 2013 a 2021. Para além desta situação a Samsung mantém os utilizadores de smartphones e tablets Galaxy seguros através da plataforma Knox. Esta evita ataques através de formatos de vídeo e áudio. O Message Guard é a mais recente adição às soluções de segurança da Samsung e um passo importante para proteger preventivamente os utilizadores de dispositivos Samsung Galaxy de ciberataques.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também