Foi revelado que a Samsung teve um dos seus piores trimestres, agora, na reta final de 2022. Afinal de contas, a gigante Sul Coreana já não via quedas desta magnitude desde 2014, e verdade seja dita, desde essa altura, a empresa cresceu bastante.
São números estranhos, mas que na conjetura atual, começam a fazer algum sentido. Tudo o que sobre, tem eventualmente de cair. A pandemia trouxe uma procura incrível, que seria impossível de manter a médio/longo prazo. Sendo exatamente por isso que começamos agora a ver este tipo de números “negativos”.
Samsung: Lucros baixaram 69%. Porquê!?
Portanto, a Samsung teve um quarto trimestre de 2022 para esquecer, com os seus lucros a caírem 69% (3.4 mil milhões de dólares), fazendo deste trimestre, o menos lucrativo desde Q3 de 2014. As receitas também caíram de forma muito significativa, face ao terceiro trimestre de 2022, o que claro está, demonstra que existe aqui uma tendência complicada, e que o início de 2023 vai ser um pouco ou tanto complicado para a Samsung.
Porquê esta queda?
É uma combinação de razões na verdade. Existe uma menor procura por smartphones, por tablets, por smartphones, e até por eletrodomésticos. Além de tudo isto, a procura por chips de memória (DRAM e NAND Flash), onde a Samsung vai buscar muito e bom dinheiro, cai de forma quase absurda.
Curiosamente, segundo a Samsung, a queda na procura foi um pouco maior que o esperado. Mas, em defesa da gigante Coreana, a verdade é que está no mesmo barco de todas as outras grandes fabricantes deste espaço. Por isso mesmo, apesar de ser uma queda significativa, são números que estão a ser comparados com o “boom” da procura causado pelo COVID-19, e por isso mesmo, parecem um pouco pior do que aquilo que são na realidade. 2023 vai ser um ano de correções, e de mudanças de estratégias. Vamos ver como a Samsung se vai safar! Seria importante marcar posição já com o Galaxy S23, no dia 1 de Fevereiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Incrível como as coisas mudam nestes mercados não é verdade? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.