Samsung insiste no Exynos… Vai voltar em 2024

Na minha opinião, que vale o que vale, os smartphones topo de gama da Samsung para 2023 (Galaxy S23) são os melhores de sempre da gigante Sul Coreana, e provavelmente os melhores smartphones que o dinheiro pode comprar no mercado atual, porque são baseados nos melhores processadores que a Qualcomm tem para oferecer.

Afinal, além do facto de a Samsung ter deixado os seus Exynos na gaveta, optou por processadores escolhidos a dedo, com a capacidade de chegarem a frequências mais altas, ao mesmo tempo que não comprometiam na eficiência energética. Uma jogada de génio, que voltou a meter a Samsung nas bocas do mundo, depois do falhanço dos Exynos 2200 na gama Galaxy S22.

Mas… Como é óbvio, é muito mais caro comprar fora, do que é fazer dentro. Por isso, a Samsung está a trabalhar num novo Exynos 2400, que pode mesmo vir a servir de base a novos smartphones no próximo ano. Há quem diga que é o SoC mobile mais avançado de sempre. Porém, também traz alguns problemas.

Samsung insiste no Exynos… Vai voltar em 2024

Android 14 no Galaxy S23

Portanto, infelizmente, os rumores à volta do regresso dos processadores Exynos estão de volta, e ao que tudo indica, não são os relacionados com o grande e novo processador que a Samsung estava a desenvolver para regressar em grande em 2025. Estamos mesmo a falar do Exynos 2400, que como o nome indica, está a ser desenvolvido para o próximo ano.

Dito isto, o tipster que lançou a informação afirma que em termos de hardware, este é o SoC mais avançado de sempre do mercado, com a capacidade de até ficar à frente daquilo que a Qualcomm e MediaTek têm para oferecer para o ano de 2024. Aliás, vários rumores apontam para um nível de performance similar ao do Apple M2. Mas, a mesma personalidade também admite que a Samsung tomou alguns atalhos para chegar ao seu objetivo.

Uma afirmação contraditória, que muito honestamente não queria ler quando o tema é o regresso dos processadores Exynos aos smartphones Samsung Galaxy.

Mais concretamente, segundo ‘leakers’ que pouco ou nada falham nestas andanças, as especificações finais e o método de produção do Exynos 2400 ainda estão em negociação entre as várias divisões da Samsung. No entanto, de acordo com o que ouviu dizer, o próximo SoC deverá ser desenhado para a tecnologia “I-Cube”. Caso não esteja familiarizado com este termo, a gigante coreana já forneceu alguns detalhes sobre esta tecnologia de integração.

“O I-Cube da Samsung é uma tecnologia de integração heterogénea que coloca horizontalmente uma ou mais matrizes lógicas (CPU, GPU, etc.). Bem como várias matrizes de memória de alta largura de banda (HBM) em cima de um interpositor de silício. Fazendo assim com que várias matrizes funcionem como um único chip num único pacote”.

No entanto, outro rumor apontar para que que o Exynos 2400 seja produzido em massa com o método de embalagem Fo-WLP, ou Fan-out wafer-level. Que por sua vez melhora a eficiência energética e reduz a espessura do chip. Ou seja, por motivos de poupança de custos, a Samsung poderá mudar para o processo de integração I-Cube. Resta saber até que ponto esta decisão será vantajosa aquando do lançamento do chipset.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também