Os tempos para a Huawei não são fáceis. Chega a ser muito inglório um fabricante andar a empurrar as suas soluções e depois não conseguir por alguém embirrar. Espionagem? Mas haverá fabricantes santos? Seja como for, a desgraça de uns é a oportunidade de outros. Numa altura em que a Huawei tem dificuldade em arranjar quem lhes fabrique os processadores, há uma empresa que tem muito a ganhar com isto, ou seja, a Samsung.
Samsung vai aproveitar a desgraça da Huawei nos processadores
A Samsung desenvolve processadores para dispositivos móveis que utiliza maioritariamente nos seus próprios equipamentos. Claro que apesar de ficar tudo em casa, quer ganhar novos clientes. Os recentes acontecimentos com a Huawei podem ser a melhor notícia do dia para a gigante coreana.
É que ambas desenvolvem processadores. No entanto, existe uma grande diferença. É que a Samsung tem as suas próprias fábricas. A Huawei não e tem necessidade de trabalhar com outros parceiros como a TSMC. Ora devido aos mais recentes acontecimentos com os Estados Unidos, a Huawei vai deixar de poder contar com esta empresa. Claro que há outras como a SMIC, mas estão anos-luz atrás da TSMC. Apenas para dar um exemplo. Enquanto que a última já desenvolve chips com tecnologia de 5nm, a primeira ainda está nos 14.
Claro que se especulou que a Huawei poderia comprar chips à Samsung, mas isto também não deverá ser possível. As informações mais recentes dão conta que a Samsung não vai aceitar isto. É que a Samsung não está minimamente interessada em comprar guerras com os Estados Unidos.
Mas de que modo isto pode ser uma vantagem?
É simples. Os fabricantes chineses que compravam processadores à Huawei para os seus equipamentos vão virar-se para a Samsung. É que os processadores da Qualcomm são normalmente muito mais caros e isto dá cabo das margens de lucro. Assim, a escolha lógica são os chipsets da gigante coreana. Por exemplo, a Vivo vai usar o Exynos 880 num novo smartphone 5G.
É por isto que a tragédia da Huawei dá uma excelente oportunidade à Samsung de ganhar negócio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!