A Samsung manteve o primeiro lugar no mundo dos smartphones durante o terceiro trimestre, conforme revelam os dados da Counterpoint Research. No período de julho a setembro, a Samsung enviou para distribuição 78,2 milhões de unidades, um aumento de 2,5% em relação aos 76,3 milhões de dispositivos vendidos durante o segundo trimestre de 2019. Numa base anual, o crescimento foi de 8,4%; o fabricante enviou 72,3 milhões de smartphones durante o mesmo trimestre do ano passado. A participação de mercado da Samsung permanece nos 21%, como durante todo o ano. Durante o mesmo trimestre do ano passado, este fabricante tinha 19%. Mas vamos olhar para o estado dos três campeões!
Samsung, Huawei e Apple continuam a ser os três campeões!
A Huawei, apesar dos problemas com Donald Trump e com os Estados Unidos, ainda conseguiu enviar para distribuição 66,8 milhões de equipamentos durante o período de três meses. Isto representa um grande ganho de 28,5% em relação ao ano anterior e é 18% superior ao número de dispositivos enviados durante o segundo trimestre deste ano. A Huawei possui 18% do mercado global de smartphones, um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano passado.
Importa referir que os negócios internacionais deste fabricante podem ter sido afetados pelos problemas com os Estados Unidos que impedem que os modelos mais recentes da Huawei tenham acesso às aplicações da Google, como Mapas, Play Store, entre outros.
No entanto, uma onda de patriotismo na China ajudou a empresa a aumentar os envios para distribuição para os 66% durante o terceiro trimestre.
Em terceiro lugar durante o trimestre esteve a Apple; Esta empresa vendeu 44,8 milhões de iPhones, uma queda de 4,5% em relação aos 46,9 milhões no mesmo trimestre do ano passado.
A Oppo e a Xiaomi foram os quarto e quinto maiores fabricantes de smartphones durante o trimestre, respectivamente.
O primeiro enviou 32,3 milhões de unidades de julho a setembro, comparativamente aos 33,9 milhões enviados no mesmo trimestre do ano passado.
Já os envios da Oppo aumentaram 1,7 milhão de smartphones. A participação de mercado mundial da empresa flutuou entre os 8% e 9% nos últimos trimestres e agora é de 9% (igual ao ano passado).
Entretanto, a Xiaomi, com uma participação de 8% no mercado global de smartphones, é conhecida pela relação qualidade/preço que está nos seus produtos. A empresa enviou 31,7 milhões de smartphones para distribuição de julho a setembro. Isto representa uma queda de 4,8% em relação aos 33,3 milhões entregues no mesmo período de 2018. Também houve uma ligeira queda em relação aos 32,3 milhões enviados no trimestre anterior.
Outro fabricante chinês representou 8% do mercado global de smartphones durante o trimestre, a Vivo.
Por fim, a fabricante chinesa Realme teve um forte crescimento durante o trimestre, embora tenha partido de uma base pequena. A empresa vendeu 10,2 milhões de dispositivos durante os três meses. Sete vezes mais se olharmos par os 1,2 milhões entregues no terceiro trimestre do ano passado. Também foi mais do que o dobro dos 5 milhões enviados para distribuição durante o segundo trimestre deste ano.
No geral, 84,7 milhões de dispositivos foram enviados para distribuição durante o terceiro trimestre. Isto representa um grande declínio de 25 milhões ou 22,8% ano a ano. Será que no próximo ano a lista dos três campeões se vai manter assim?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!