Samsung Galaxy S23 – Com Exynos ou sem Exynos?

Nos últimos dias, chegaram à Internet vários leaks, e também alguns rumores de personalidades reputadas, a apontar para uma revolução do projeto Exynos por parte da Samsung. O que verdade seja dita, faz todo o sentido! Afinal de contas, apesar de todas as suas potencialidades, é inegável que a Samsung está a ter dificuldades em todos os lançamento, especialmente após o lançamento do Exynos 990, que por sua vez apresentava uma performance muito aquém do seu rival direto Qualcomm Snapdragon, na altura, o Snapdragon 865.

As coisas melhoraram, o Exynos 2100 chegou a um ponto de quase paridade com o Snapdragon 888, e em 2022, o Exynos 2200 também não fica assim tão longe do Snapdragon 8 Gen1. Mas verdade seja dita, esperava-se mais, esperava-se mesmo muito mais da Samsung, especialmente em 2022, que tivemos a implementação da arquitetura RDNA 2 da AMD, no mais recente SoC Exynos, que entretanto dá vida a toda a gama Galaxy S22 em Portugal, e no resto da Europa.

Pois bem, dito tudo isto, com a suposta ‘revolução’, a Samsung iria cancelar todos os atuais projetos, focando-se exclusivamente no desenvolvimento de uma solução capaz de rivalizar com a Apple e os seus próprios processadores, em 2024 ou 2025. Ou seja, nos próximos 2 ou 3 anos, iriamos ver a Samsung a apostar exclusivamente em processadores Qualcomm, esquecendo sequer que os Exynos existem. Mas… Agora temos novos rumores a contrariar toda esta informação!

Samsung Galaxy S23 – Com Exynos ou sem Exynos?

exynos, s22

Portanto, depois de toda esta informação, temos agora outras fontes, a afirmar que a Samsung tem nas suas mãos, um novo Exynos, realmente interessante, com o nome de código ‘Quadra”. Ou seja, estamos muito provavelmente a falar do Exynos 2300, que deverá dar vida aos novos Galaxy S23.

Dito tudo isto, segundo estas novas informações, este Exynos 2300 vai ser baseado no processo de 3nm GAA da Samsung. Contando com os mais recentes núcleos ARM, bem como um GPU RDNA 2 atualizado, e por isso mesmo, extremamente mais potente.

Agora… Está na altura de nos questionarmos. Será que 1 ano é suficiente, para a Samsung corrigir todos os problemas que o Exynos 2200 trouxe para cima da mesa? Ou será que é mesmo uma boa ideia, fazer uma pausa, e tentar fazer algo realmente diferente de tudo aquilo que podemos encontrar no mercado?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Qual deve ser a decisão da Samsung? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também