Duplicar a memória do smartphone é algo que todos queremos. Isto porque quanto mais memória ele tiver, melhor funciona! A Samsung está atenta a isto e como tal muitos smartphones Galaxy, inclusivamente os de gama média, vão ter direito a uma duplicação de memória. Aliás, isto já começou a acontecer em Setembro com o Galaxy A52s 5G. Agora seguem-se mais modelos. Mas como é possÃvel que um smartphone Samsung Galaxy fique com o dobro da memória?
Android: o seu Samsung Galaxy vai ficar com o dobro da memória!
Tudo começa com uma função chamada RAM Plus. Na prática ela tem a capacidade de dar ao smartphone mais 4GB de memória. Mas como é que isto é possÃvel? Na realidade o modo de funcionamento baseia-se num princÃpio antigo muito utilizado nos PCs. A tal memória virtual. Assim transforma-se parte da capacidade de armazenamento em memória RAM. Vai buscar, por exemplo, 4GB ao espaço que o smartphone utiliza para guardar fotos, músicas e outros conteúdos e passa a ser utilizada para a memória.
Graças a isto vamos poder ter mais aplicações a correr em segundo plano e como tal elas vão abrir muito mais rapidamente.
No entanto e apesar da memória virtual ajudar em muitas coisas, não substitui totalmente a memória RAM fÃsica do dispositivo. Isto porque é mais lenta.
Seja como for vamos notar muito mais velocidade no carregamento de aplicações, mas isto porque estão sempre a correr em segundo plano. Pelo menos parte.
Entretanto não é possÃvel mexer nesta função. Ou seja, não podemos ajustar a capacidade de memória que temos. Para além disso também não pode ser ligada ou desligada.
Esta função já está a chegar a mais smartphones de gama média e a lista vai aumentar muito em breve. Assim e quando menos esperar vai ficar com esta novidade, ou se calhar até já a tem.
Se quer verificar tem de ir a definições > bateria e dispositivo > memória. Se vir a designação RAM Plus em qualquer parte do ecrã então é porque já tem.
Mas não é só a Samsung que está a fazer isto
Esta ideia não é nada descabida e com tal a Xiaomi está a fazer exatamente o mesmo no MIUI 13. Esta expansão virtual vai dar jeito quando o smartphone tiver pouca memória RAM. Claro que isto não é a coisa mais importante do mundo para os equipamentos que têm muita memória. No entanto, aqueles que não têm vão beneficiar muito com isto.
Mas que equipamentos terão acesso a este aumento da memória RAM no MIUI 13?
Segundo algumas fontes apenas os dispositivos com chipset Snapdragon 888, 870 e 865 têm direito a esta função. Mas a questão é que os equipamentos que integram estes processadores são de topo. Assim têm muita memória e não precisam de qualquer expansão. Isto prova que esta função vai chegar em breve a muitos smartphones da Xiaomi para além dos que referi acima e isto é uma grande notÃcia.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!