Samsung: Fotos à Lua com o smartphone! Treta ou não?

Como noticiámos ontem, um utilizador do Reddit fez uma série de testes ao Modo Lua dos smartphones Samsung Galaxy, chegando à conclusão que a coisa é 99% IA e 1% capacidade fotográfica. O que não é bem verdade, mas mesmo que fosse, sempre foi óbvio o impacto da Inteligência Artificial em qualquer foto capturada por um smartphone.

Aliás, no grande esquema das coisas, as fabricantes, neste caso mais concreto a Samsung, nunca mentiram neste campo. Sempre foi dito que o IA é extremamente importante, e que claro, com a evolução do hardware, e clara exigência dos utilizadores, é algo que apenas vai ficar cada vez mais importante na captura de imagem mobile.

É inevitável! As fabricantes são obrigadas a apostar neste campo, porque a verdade é que quem consegue melhores resultados, é também quem ganha mais popularidade e quota de mercado. É exatamente isso que a gigante Sul Coreana responsável pela gama de smartphones Galaxy S23 e Galaxy Z faz com os seus aparelhos.

Mas não se deixe enganar! Não existe uma sobreposição de imagens. As fotos da Lua que a Samsung (e ademais fabricantes) oferece nos seus smartphones são frutos da combinação dos sensores fotográficos, com muito (e bom) IA! Não são apenas pesquisas num qualquer motor de pesquisa.

Vamos por partes?

Samsung: Fotos à Lua com o smartphone! Treta ou não?

Portanto, desde a gama Galaxy S10 que a Samsung começou a apostar forte na implementação de algoritmos IA na sua captura de imagem. A ideia sempre foi permitir que os utilizadores fossem capazes de tirar a melhor foto possível, onde quer que estivessem.

É aqui que entra a funcionalidade de otimização de cenário, que permite ao telemóvel identificar o que está a acontecer à sua frente, e por sua vez, tentar oferecer o melhor resultado possível. Curiosamente, nesta altura (2019), já várias fabricantes andavam a implementar isto nos seus smartphones, com a Samsung a chegar bastante tarde à festa. (A Huawei implementava um pós processamento muito mais agressivo nas suas fotos. Porém, de forma muito curiosa, apesar de alguma perda de detalhe, esta fabricante era tida como a melhor no campo da fotografia mobile!)

Entretanto, desde o Galaxy S20 Ultra, e depois com um foco maior na gama de aparelhos Galaxy S21, a Samsung começou a ser capaz de oferecer um incrível Modo Lua. O que é isto?

É simples, os algoritmos de inteligência artificial conseguem perceber que o utilizador está a tentar tirar uma foto à lua, e por isso, aproveitando a aprendizagem máquina, o smartphone é capaz de melhorar a imagem, e trazê-la para mais próximo daquilo que os nossos olhos estão a ver. (Por vezes até melhor que isso!)

Se é uma foto falsa? Bem, talvez sim, mas também há quem não concorde com isso. Afinal de contas, todas as fotos que captura através do seu smartphone, tem algum tipo de processamento de imagem em cima.

Porém, se não gosta, pode sempre desligar a ajuda do IA, basta desativar a identificação de cenário nas definições da câmara.

Como funciona o Modo Lua em concreto?

Para tirar fotos de grande qualidade à Lua, temos o contributo da tecnologia Super Resolution, capaz de sintetizar mais de 10 imagens num ambiente de alta magnificação (25x ou mais).

Depois, temos o processamento de imagem, onde é possível pegar nas imagens capturadas, de baixa resolução, transformando-as em imagens de alta resolução, ao mesmo tempo que se melhora a nitidez, o detalhe, e também se remove grande parte do ruído.

Em suma, quando o IA está ligado, se a lua for reconhecida, o resultado final utiliza a tecnologia de Super Resolução + Motor de Melhoria de Imagem. Porém, se o IA estiver desligado, apenas é possível ter um resultado final baseado na tecnologia de Super Resolução.

Como é que funciona este ‘Motor’?

Pois bem, este motor foi criado através de aprendizagem máquina, com o algoritmo a ser alimentado com vários fotos da lua, desde da fase de quarto minguante, até à lua cheia. Tudo tendo como base aquilo que podemos ver com os nossos próprios olhos, todas as noites. Porém, se porventura a Lua estiver tapada por objetos ou nuvens, este motor tem alguma dificuldade na sua identificação.

Entretanto, se for identificada, em ambientes de zoom acima das 25x, o brilho do ecrã muda para dar outro ênfase à lua propriamente dita. Sendo exatamente por isso que se por acaso tentar capturar a lua ainda durante o dia, tudo o que está à volta da mesma fica escuro.

Para ajudar ainda mais esta captura, caso queira usar o zoom máximo do smartphone, o algoritmo usa automaticamente a funcionalidade de Zoom Lock para ajudar o utilizador.

Qualquer foto à Lua, em smartphones Galaxy, é composta por várias fotos à Lua! Tudo de forma a dar origem à melhor captura possível.

Ou seja, decidir capturar a lua, são cumpridos vários passos. Primeiro, o reconhecimento da lua, para perceber se é mesmo necessário fazer o processamento de imagem com o motor IA. Depois, várias fotos são capturadas e sintetizadas numa única imagem, com o melhor de cada captura. Por fim, é tudo junto numa única imagem, clara, e brilhante.

Conclusão

A Samsung quer oferecer a melhor captura fotográfica possível, tal e qual como qualquer outra fabricante que aposte a sério no mundo da fotografia a partir de um smartphone. Por isso, existem várias ferramentas IA, automáticas, ao dispor do utilizador. O Modo Lua é apenas um exemplo.

Por fim, na realidade, a Samsung nunca negou nada disto! Visto que as informações aqui publicadas são da própria gigante Sul Coreana.

Ou seja, isto é tudo menos chocante… Aliás, se acreditava que as fotos à lua eram fruto das maravilhas tecnológicas dos sensores montados num smartphone. A verdade é que só se estava a enganar a si mesmo. Sempre foi óbvio que havia muito software à mistura.

Fonte 1 / 2

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...