A Samsung é a fabricante de smartphones que mais aparece como bandeira do mundo Android, aliás, quando se fala de toda a indústria mobile, só aparecem dois nomes em cima da mesa, a Samsung e a Apple. Isto não é por acaso!
A gigante Sul-Coreana anda nisto há muitos e longos anos, e consegue, consistentemente, lançar alguns dos melhores smartphones que o dinheiro pode comprar. Porém, no lado da captura de imagem, as coisas têm de melhorar.
Se possÃvel, já na próxima geração! Mas… Parece que a aposta vai continuar a ser a mesma.
Samsung está presa no campo das fotografias. Tem de mudar!
Portanto, a Samsung domina o mercado porque não só é capaz de oferecer qualidade e design, como também oferece uma incrÃvel experiência de utilização graças ao muito trabalho que tem sido posto em cima do software OneUI que é implementando por cima da versão mais recente do Android da Google.
É até curioso, porque após várias gerações de crÃticas no lado do software, é aqui que a Samsung se consegue diferenciar de quase todas as rivais. Muito importante! Visto que é algo feito dentro de um mercado em que todos os aparelhos são baseados, basicamente, no mesmo exato hardware.
Porém, deixando a qualidade de construção e software de lado, existe um campo onde a Samsung parece ter ficado para trás.
O hardware que dá vida ao seu módulo traseiro de câmaras.
Sim, é verdade que qualquer Galaxy S oferece um potencial fotográfico e videográfico de luxo, muito próprio da gama mais alta do mercado. Aliás, podemos até dizer que a Samsung é uma das fabricantes oferece resultados mais reais, isto dentro de um mundo em que o software reina qualquer captura. Mas isto já não chega!
Afinal, comparativamente a tudo aquilo que outras fabricantes andam a fazer, é inegável que a Samsung está a ficar para trás. Aliás, na página de testes do reputado DxOMark, a Samsung nem aparece na primeira página com o seu topo de gama S24 Ultra (27ª posição).
Algo perigoso, porque agora que muitas destas fabricantes querem mudar a forma como lançam os seus smartphones, a gigante responsável pelos aparelhos Galaxy corre um risco sério de ficar (ainda mais) para trás.
A fotografia está diferente, está mais evoluÃda!
Muita da magia por detrás de uma fotografia está agora no software, sendo exatamente por isso que os smartphones Google Pixel 9 são capazes de impressionar mesmo sem trazerem hardware de ponta para o mercado.
Mas, além do facto de a Google ser incrÃvel no lado do já mencionado software, a Google não lança smartphones de 1500€! Além disso, temos de referenciar que em termos de pacote, os Pixel 9 não são incrÃveis no lado do vÃdeo. O que é um compromisso diretamente associado ao hardware “menos capaz”.
Como tal, é esperado que a Samsung seja pelo menos capaz de acompanhar as inovações técnicas das muitas rivais que aparecem no lado Chinês da coisa.
Aqui temos de falar de fabricantes como é o caso da Huawei, Oppo, Honor, Vivo, etc… Todas elas a apostar cada vez mais no lado do hardware inovador para a captura de imagens.
Aliás, agora que muitas destas fabricantes vão chegar mais cedo ao mercado, é inegável que grande parte do material de marketing vai estar focada na capacidade de captura de imagem. O que é obviamente bem jogado!
Isto deve ser especialmente verdade com o Oppo Find X8 Pro, que muito provavelmente vai ocupar a primeira posição da tabela DxOMark assim que chegar às prateleiras.
De forma mais concreta, estamos a falar de sensores principais super evoluÃdos com tamanhos superiores a uma polegada, lentes de abertura variável, sistemas telefoto absurdos com capacidades de zoom ótico incrÃveis a tocar no 10x, etc… Tudo coisas que a Samsung não tem, nem parece ter grande pressa em implementar.
Não tem, e parece que vai continuar a não ter na sua próxima geração de aparelhos no inÃcio de 2025. Pelo menos é isto que todos os leaks parecem apontar para a nova geração Galaxy S25.
Será que é um erro? A Samsung poderia e devia apostar mais neste tipo de hardware? Ou está bem como está? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!