Samsung está com problemas no seu SSD topo de gama

Como deve saber, qualquer componente computacional tem um tempo de vida associado, seja pela evolução de tudo o que está à sua volta, ou claro, pelo desgaste a que é sujeito no dia-a-dia.

Dito isto, no caso de um SSD, é mais fácil ter uma ideia de quantos anos vamos conseguir retirar de proveito do material, porque logo de fábrica temos uma métrica que indica a quantidade de dados que podem ser escritos e apagados, em cada célula. (TBW – Terabytes Written).

Ou seja, quando alguém compra um SSD, não é só a velocidade e o preço que importa, é também preciso em ter conta a durabilidade.

Dito tudo isto, o Samsung 990 Pro é o SSD topo de gama da gigante Sul Coreana, sendo uma das drives mais rápidas, e por isso, mais caras do mercado NVMe PCIe 4.0. É também um SSD que promete uma durabilidade brutal, o que claro está, descansa os consumidores quando chega a hora de pagar. (TBW – 600TB no 990 Pro 1TB // 1200TB no 990 Pro 2TB).

No entanto, ao que tudo indica, alguns SSDs 990 Pro estão a falhar, e a perder durabilidade de forma demasiado rápido. A Samsung já está a investigar o assunto.

Samsung está com problemas no seu SSD topo de gama

Portanto, num mundo em que o armazenamento SSD está cada vez mais barato, um 990 Pro de 1TB ainda chega aos 180€, enquanto a versão de 2TB toca nos 270€. Preços ainda significativamente altos no grande panorama da coisa, mas que fazem sentido, se tivermos em conta a qualidade, velocidade, e durabilidade destas drives.

O problema é que o portal Neowin está a apanhar algumas discrepâncias na sua unidade de teste. Uma situação que eventualmente levou a uma investigação, e claro, ao aparecimento de mais casos similares.

Afinal de contas, o campo “Drive Health” da app Samsung Magician (software da própria marca), aponta para um declínio demasiado significativo, em pouco tempo, da durabilidade do SSD mais poderoso, e mais caro, da empresa. Para ter ideia, em alguns casos, o 990 Pro está a perder 1 ponto percentual por dia, isto com usos completamente banais. Curiosamente, um consumidor foi ao Twitter mostrar que o seu SSD já está nos 64% de ‘saúde’ com apenas 2TB escritos na drive.

O campo “Drive Health” depende dos ciclos restantes de escrita ainda presentes nos chips NAND que servem de base ao SSD.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também