A Samsung é uma das empresas que mais inova, e na verdade mais produz à face da terra! Você ficaria impressionado se tivesse noção na quantidade de componentes que esta empresa produz para si própria, e para inúmeras rivais, nos mais variados mercados do mundo tecnológico.
Dito isto, quando se fala de chips de memória, a Samsung é um peso pesado a sério. Sendo exatamente por isso que a gigante Sul-Coreana quer manter a sua posição de destaque ao inovar, ao trazer evoluções incríveis que vão elevar ainda mais a capacidade computacional de tudo aquilo que nos rodeia no dia-a-dia.
Mais concretamente, a Samsung está a preparar chips 3D DRAM, que vão implicar velocidades incríveis, mas talvez mais importante que isso, um aumento agressivo na capacidade de memória.
Samsung está a revolucionar a memória RAM!
Portanto, de forma a perceber o potencial impacto dos esforços da Samsung, a memória DRAM 3D de nova geração pode levar as capacidades até aos 100GB, isto com aumentos realmente agressivos no campo da performance.
Uma grande novidade, que chega mesmo a tempo de acompanhar o “boom” da Inteligência Artificial em computadores pessoais e smartphones.
Em suma, a Samsung implementou uma estrutura de células designada por “4F Square”. Bem como uma técnica VCT (Vertical Channel Transistors), onde os transístores são montados de forma vertical. Ambas as novidades combinadas, a gigante Sul Coreana pretende empilhar um maior número de camada de células, até chegar às 16 camadas, em uma primeira fase.
Ainda é difícil perceber qual vai ser o impacto imediato desta novidade, até porque não vai chegar já ao mercado.
- Nota: A DRAM 3D ainda é um conceito. A própria Samsung afirma que o padrão envolve técnicas de fabrico complexas, o que leva a preços de produção elevados. É preciso algum tempo!
Ainda assim, com os mercados de DRAM a testemunharem uma potencial recuperação económica devido a toda a loucura à volta da IA. É incrível ver desenvolvimentos a ocorrerem no mercado! Uma vez que não só conduzem à inovação, mas também aumentam a concorrência no mercado, favorecendo, em última análise, o consumidor médio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!