A Samsung ainda é a cara do mundo dos dobráveis, mas, é um bocadinho menos este ano. O que é normal, tal tem sido a falta de inovação, e respetivo aumento da concorrência no ecossistema Android.
Já temos dados do mercado!
Samsung e os seus dobráveis: Quota de mercado baixou!
Portanto, apesar do facto de os Galaxy Z terem sido bem aceites pela crítica especializada, apesar de alguns (vários) apontamentos face ao design estar mais ou menos estagnado face à concorrência. A realidade é que a Samsung está a perder alguma da sua importância no mercado, e como tal, a sua quota de mercado caiu para os 50% em 2024, uma queda de 21% face ao ano passado.
Ao mesmo tempo, a HONOR, Motorola e Xiaomi cresceram de forma quase absurda. Aqui vale a pena salientar que tanto a HONOR como a Motorola estão a apostar muito mais na Europa, e como tal, é muito provável que este crescimento se repita já no próximo ano.
Entretanto, vale a pena dizer que existem duas grandes razões para tudo isto acontecer. A primeira é o facto de os preços continuarem a aumentar, sem grandes inovações que o justifiquem.
A outra é… A Samsung já não está sozinha no mercado, nem sequer já tem o produto mais evoluído tecnicamente. O Galaxy Z Fold 6 não é o mais fino, o mais leve, ou sequer o mais rápido do mercado. No lado da bateria então, a Samsung está a anos-luz das rivais Chinesas. Neste momento, é muito provavelmente o dobrável que tem o melhor software, devido ao facto de a Samsung ser a fabricante com mais “know-how” nesta área.
Vai ser preciso fazer (muito) mais e melhor nos próximos tempos. Caso contrário, a Samsung vai ver a sua quota de mercado a ficar um bocadinho mais pequena todos os anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!