Samsung e Apple apostam na bateria em… 2026!

Caso ainda não tenha percebido, a grande maioria dos smartphones estão agora a chegar ao mercado com capacidades de bateria significativamente maiores, isto sem comprometer a grossura ou peso dos aparelhos. Estamos mais concretamente a falar dos smartphones Android produzidos pelas fabricantes Chinesas, que andam a chegar às prateleiras com 6000mAh ~ 7000mAh.

Mas, no lado mais tradicional da coisa, onde podemos encontrar a Samsung e Apple, parece não existir grande vontade de adoção das mais recentes tecnologias que têm andado a dar vida às baterias.

Nestas duas grandes fabricantes, esse salto só vai acontecer em 2026. Isto se tudo correr bem, claro.

Samsung e Apple apostam na bateria em… 2026!

smartphones, iphone, galaxy

Portanto, para não estar só a dizer mal, temos de salientar que enquanto as baterias do iPhone e smartphones Galaxy não parecem crescer de um ano para o outro, é inegável que as duas grandes rivais estão a apostar forte e feio na eficiência energética.

Por isso, apesar de algum medo na implementação de novas tecnologias de bateria, a realidade é que a autonomia aumenta um pouco todos os anos.

Mas, como também é óbvio, a Samsung e Apple sabem que não podem estar encostadas à sombra da bananeira, neste campo, para todo o sempre. É exatamente por isso que ambas as fabricantes já estão a trabalhar em novas baterias, para mudar o paradigma do mundo dos smartphones.

As novidades vão chegar ao mercado em 2026 com os Galaxy S26 e iPhone 18.

Pois bem, como na próxima geração não vamos ter melhorias nos processos de produção, porque os 2nm estão absurdamente caros, estas duas gigantes vão ter de enredar por outros caminhos, de forma a oferecer mais aos seus fãs.

Ao que tudo indica, o caminho passa por baterias baseadas em tecnologias avançadas, como é o exemplo da tecnologia “stacked” (empilhar).

Basicamente, enquanto as atuais baterias fazem uso de uma tecnologia de “enrolamento”, onde o cátodo, separado e ânodo são enrolados dentro de uma estrutura cilíndrica. As baterias empilhadas dispõem dos mesmos três componentes em camadas, empilhadas umas sobre as outras como degraus.

Isto significa que é mais fácil aproveitar o espaço disponível, o que por sua vez leva a uma maior densidade energética.

Existem outras tecnologias!

Além do empilhamento, temos também baterías de silício, e de facto também as baterias de estado sólido. A primeira tecnologia pode ser implementada ao mesmo tempo destas baterias “stacked”. O que por sua vez deverá melhorar ainda mais a densidade energética da bateria. Aliás, é uma tecnologia que já está no mercado desde 2023!

Mas, no caso das baterias de estado sólido, a conversa já é outra. A Samsung está a trabalhar na tecnologia, mas é muito provável que não seja para já.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também