No terceiro trimestre de 2018, os envios globais de smartphones para distribuição diminuíram 5%. Quem o afirma é a conhecida empresa Counterpoint Research. No entanto, como revelado pelo mais recente relatório, o segmento premium cresceu consideravelmente.
O número de telemóveis de 400 ou mais Euros aumentou em 2018
Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, as vendas de smartphones com preços a rondarem os 400 Euros ou mais representaram 22% do mercado global. Assim, isto representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
No total, o iPhone da Apple representa quase metade de todas as vendas durante o trimestre. Segue-se a Samsung num distante segundo lugar com 22%. Logo a seguir está a Huawei em terceiro com 12%. Esta é a primeira vez em que a Huawei atinge os dois dígitos.
Samsung domina o mercado de smartphones entre 400 e 600 Euros
Dividindo o segmento pelo preço, a Samsung dominou o mercado de dispositivos entre os 400 e os 600 Euros com uma impressionante participação de 25%.
A Apple e a Huawei, por outro lado, ficaram em segundo e terceiro lugar, com participações de 21% e 17%, respectivamente. Já a Vivo e a Oppo completaram o top 5 graças à sua popularidade na China, enquanto o 6º lugar pertence à Xiaomi com uma quota de mercado de 6%.
O segmento premium é dominado pela Apple e pela Samsung
Noutras partes do segmento premium, o grupo entre os 600 e os 800 Euros foi surpreendentemente dominado pela Apple e pela Samsung (mais uma vez). Têm uma participação combinada de 82%. No entanto, apenas a Apple foi capaz de manter sua popularidade no segmento de equipamentos que custam mais de 800 Euros. De facto, graças ao iPhone X lançado anteriormente e aos mais recentes iPhone XS e XS Max, o iPhone da Apple foi responsável por 79% de todas as vendas nesta “fatia” de mercado.
A OnePlus é apontada como uma das marcas que mais crescem no segmento entre os 400 e 600 Euros
Apesar de não estar entre os cinco primeiros fabricantes numa escala global, a Counterpoint Research destacou a OnePlus como uma das marcas que mais crescem no segmento entre os 400 e os 600 Euros, graças à sua popularidade na Índia, China e Reino Unido. A Google, por outro lado, também continuou a aumentar sua presença no mercado de smartphones durante o terceiro trimestre. De facto, foi uma das cinco principais marcas na Europa Ocidental. O mesmo acontece na América do Norte.
Apple, Samsung ou Huawei. Qual das três marcas prefere? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!