Samsung devia apostar nos SoCs da Qualcomm em todos os mercados?

A Samsung é a líder do mercado de smartphones, no entanto, apesar das gamas de aparelhos Galaxy S20 e Note 20 serem das melhores que o dinheiro pode comprar, a verdade é que a gigante Sul Coreana foi criticada forte e feio pela implementação do SoC Exynos 990 no mercado Europeu, em vez dos mais poderosos e desejados Snapdragon 865/865+.

Dito isto, se os SoCs Exynos são assim tão mais fracos, não faria sentido lançar tudo com um SoC da Qualcomm? Porque razão temos o Exynos na Europa e o SD865 no resto do mundo? Fácil… Dinheiro!

A Samsung devia apostar nos SoCs da Qualcomm para todos os mercados?

Note 20, Samsung atualizações Android

Portanto, como deve saber, a Samsung adora utilizar dois processadores diferentes nos seus lançamentos mais esperados (Galaxy S e Galaxy Note). Assim, em alguns mercados temos o SoC Exynos enquanto noutros temos o SoC Snapdragon… O que claro está, resultou em várias discussões entre fãs dos smartphones Samsung, visto que existe SEMPRE uma diferença de performance significativa entre ambos os produtos.

Porque razão não temos apenas e só aparelhos equipados com o processador da Qualcomm?

Muito resumidamente, os SoCs Exynos são produzidos pela própria Samsung, por isso, são obviamente muito mais baratos por unidade em comparação aos processadores rivais da Qualcomm.

Ou seja, apesar da mudança total para SoCs Snapdragon ser benéfica para os utilizadores, não é nada benéfica para o modelo de negócio da Samsung.



As margens não permitem apostar só na Qualcomm? Sim, mas é algo que não faz sentido para a Samsung! Por isso, a aposta neste modelo de negócio deve ser para continuar.

Os processadores Exynos não são SoCs fracos, afinal de contas, mesmo tendo em conta todas as polémicas, os smartphones topo de gama da Samsung continuam a ser reis da performance.

No entanto, começa a ser normal existir uma diferença de performance palpável, bem como outros problemas, como bugs no processamento de imagem, ou até autonomia reduzida… Ano após ano! Algo que começa a irritar os fãs da marca, e que muito provavelmente irá ter impacto nas vendas dos novos Note 20! Ao fim ao cabo, pela primeira vez, este é um assunto mainstream, que já chegou aos ouvidos do consumidor menos informado.

O Galaxy S20 Ultra é o exemplo perfeito do porquê da escolha do Exynos ter sido um erro

S20 Ultra

O S20 Ultra não foi um simples sucessor ao S10+ do ano passado, foi um ir mais além da marca, criando uma gama completamente nova e mais cara. No fundo, foi o nascer de um aparelho Super Premium! Que até meteu outras marcas a correr atrás do prejuízo, como a Huawei, que prontamente lançou o P40 Pro+ para rivalizar com o Ultra.

Uma excelente ideia no papel, mas que acabou por correr mal quando o aparelho chegou às prateleiras com uma performance aquém, e vários problemas onde temos de salientar o sobreaquecimento, auto-foco ineficiente, autonomia aquém do esperado e ainda problemas de compatibilidade com algumas apps (nomeadamente jogos, que não são bem problema da Samsung, mas que podiam ser evitados com o uso do Snapdragon 865).

O Note 20 vai ser um repetir da polémica?

Samsung atualizações Android

Entretanto, é esperado que o Exynos 990 do Note 20 e Note 20 Ultra chegue ao mercado com várias melhorias, muito provavelmente graças a um renovado sistema de cooling dentro do novo aparelho topo de gama.

No entanto, agora temos outro problema… O Note 20 Ultra Internacional já não é baseado no Snapdragon 865, mas sim na nova versão SD865+, que claro está, é mais rápida que a versão anterior. Isto vai muito provavelmente meter os SoCs Exynos em cima da grelha quente…

Existe uma boa razão para a empresa não desistir dos seus processadores!

A grande maioria dos problemas que ouvimos falar acerca dos Galaxy S20 Europeus teriam simplesmente não existido se a Samsung tivesse optado pelos processadores Qualcomm Snapdragon. Um mundo de polémica e críticas que pode muito bem voltar a acontecer em Agosto com o lançamento dos novos Note.

Contudo, existe uma boa razão para a continuação na aposta… Como deve imaginar, já foram investidos muitos milhões no seu desenvolvimento da gama de chips Exynos. E na verdade, o processador rival da Qualcomm não foi sempre superior, houve alturas em que o Exynos era mais rápido, mais eficiente e por vezes ambos. (O que curiosamente também irritava os consumidores que só conseguiam meter as mãos na versão Snapdragon)

A Samsung sabe melhor do que ninguém o que os utilizadores pensam do Exynos 990, e por isso, já está a preparar uma nova versão para os calar. Entretanto, vamos ver como se safam os novos Note 20 com a versão otimizada do chip.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também