A gigante Sul Coreana Samsung, uma das fabricantes lÃderes de mercado no campo da produção de chips de memória, anunciou hoje que está pronta a lançar o primeiro chip HBM (High Bandwidth Memory) com poder de processamento potenciado por IA, a memória HBM-PIM.
Mas o que significa isto?
- (Análise) Galaxy S21 Ultra: A Samsung aprendeu com os erros!
- (Análise) Purificador de Ar Sharp UA-HG50E-L: Muito interessante!
Samsung desenvolveu os primeiros chips de memória com processamento IA
Portanto, o novo chip Samsung HBM-PIM traz grandes capacidades de processamento IA para a indústria da memória. O que claro está, deverá ter um forte impacto nos centros de dados, computação de alta performance (HPC), e claro, também em aplicações mobile.
Estamos assim a falar de uma estratégia muito diferente da atual baseada na arquitetura von Neumann. Que basicamente consiste no uso separado de unidades de processamento e de memória para o processamento de dados. É uma arquitetura que assenta no envio de informação de um lado para o outro, o que claro está, também resulta em vários ‘bottlenecks‘ nos sistemas em questão, especialmente nesta altura do campeonato em que a quantidade de dados não para de aumentar.
Em vez disso, a nova memória HBM-PIM traz poder de processamento diretamente para o sÃtio onde os dados estão armazenados! Com um motor IA em cada banco de memória. Desta maneira, é possÃvel minimizar a troca de dados. Quanto a resultados, segundo a Samsung, utilizando a atual tecnologia HBM2 Aquabolt, o novo design foi capaz de duplicar a performance do sistema de testes, ao mesmo tempo que o consumo de energia foi reduzido em 70%.
Por fim, curiosamente, o HBM-PIM não obriga a mudanças de hardware ou de software, sendo muito fácil de implementar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!