Samsung continua a perder quota de mercado para os rivais Chineses

As vendas da Samsung continuem em queda… É uma tendência que começou na época natalícia de 2017, e continuou durante o ano de 2018! Muito provavelmente devido à desilusão que foi o Galaxy S9.

Tanto a IDC como a Strategy Analytics, reportam que as vendas de smartphones Samsung caíram cerca de 13% no terceiro trimestre deste ano. Queda que vem depois de uma outra queda de 10% no segundo trimestre, bem como uma queda de 2% no primeiro trimestre.

No fundo, é um claro sinal de que os Galaxy Note 9 e Galaxy S9 falharam em marcar de forma positiva o mercado. E assim, como consequência da falta dessa forte presença na gama alta… Começa também a sofrer nas gamas média e baixa!

Por outro lado temos a Chinesa Huawei, o maior rival da Samsung neste momento! Que teve um ano de 2018 completamente bombástico!

As vendas da Huawei subiram 32% no terceiro trimestre de 2018, conseguindo novamente roubar a segunda posição de ‘maior fabricante de telemóveis do mercado’ à Apple.

Claro que grande parte deste crescimento se deve ao imensamente popular P20 Pro que saiu logo após o Galaxy S9 no início de 2018. (Sendo uma das maiores razões das vendas aquém do aparelho da Samsung.)

Claro que com um grande sucesso na gama alta, a Huawei também gozou de um forte crescimento na gama média! Com a sua sub-marca Honor, a crescer também muito significativamente.

Samsung continua

A Xiaomi, outro grande rival Chinês, também está a aproveitar a queda da gigante Samsung.

As vendas deste fabricante também subiram cerca de 20% no terceiro trimestre de 2018, ocupando agora a quarta posição, logo atrás da Apple.

Neil Mawston, Director Executivo da Strategy Analytics, diz:

“A Samsung está a perder quota para a Huawei, Xiaomi e ainda outras fabricantes rivais nos altamente competitivos e lucrativos mercados da China e da Índia. A Samsung precisa de resolver os seus problemas nestes mercados, antes que seja tarde demais.”

A Samsung até já admitiu que está a ter dificuldades nos mercados de gama média e gama baixa… Mas no seu relatório de contas, menciona que tenciona melhorar estes resultados brevemente! Como quem diz, ainda em 2018.

samsung continua a perder quota de mercado para os rivais chineses

Resultados que se deverão apoiar nas vendas dos novos Galaxy A7 e A9. Aparelhos de média gama, que agora possuem características muito mais interessante.

Isto graças à nova ‘tática’ da Samsung! Que em suma, consiste na implementação de novas tecnologias inovadoras normalmente apenas encontradas nos topos de gama, neste terminais relativamente mais baratos.

Além disto, parece que a Samsung está a contar lançar três versões do seu Galaxy S10! E similarmente, um telemóvel dobrável cheio de tecnologia de ponta no próximo ano!

Por isso, se tudo correr bem, a empresa até vai ter uma gama de aparelhos bem interessante para atacar o mercado. E assim, tentar recuperar um pouco da sua quota das mãos dos seus rivais.

Enquanto que estes aparelhos topo de gama são essenciais para o futuro da Samsung como fabricante de smartphones… É o aumento de concorrência Chinesa na gama média e baixa que irá ‘fazer ou quebrar’ a Samsung em 2019.

Afinal de contas, a Huawei e a Xiaomi conseguiram dominar a ‘arte’ que é lançar telemóveis com características ‘premium’ no mercado de gama média e gama baixa… Isto a um preço apelativo!

E ainda pior para a Samsung… Há mais fabricantes Chinesas capazes de fazer exatamente o mesmo!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também