Não é novidade para ninguém que a Samsung tem sido a maior fabricante de telemóveis do mundo ao longo dos últimos 15 anos. Mas, verdade seja dita, o domínio da gigante sul-coreana já não é o que era.
Assim, enquanto a Apple continua a crescer, o que é de facto importante porque é uma fabricante muito focada na gama alta, as vendas da Samsung estão a cair a pique.
Aliás, os números mostram uma diferença brutal face a uma década atrás. Afinal, a Samsung vende agora menos 36 milhões de smartphones por trimestre face ao passado ainda muito recente.
A caminho do fundo do poço?
Nos últimos 10 anos, a Samsung vendeu 3,1 mil milhões de smartphones. Ou seja, mais 730 milhões que a Apple. Ainda assim, apesar desta vantagem histórica, as vendas da empresa têm vindo a afundar, e há várias razões para isso.
- Mudança de estratégia – A Samsung deixou de apostar tanto nos modelos de entrada, que antes garantiam volumes massivos de vendas, e focou-se mais em topos de gama como os Galaxy S e os dobráveis da série Z.
- Concorrência chinesa feroz – Marcas como Xiaomi, Oppo e Vivo roubaram uma fatia importante do mercado, especialmente em regiões onde a Samsung antes reinava com smartphones baratos.
O resultado? Uma queda brusca nos envios trimestrais de smartphones.
Samsung e as vendas… Os números não mentem!
Entre 2014 e 2019, a Samsung vendia entre 75 e 88,5 milhões de smartphones por trimestre. Entretanto, em 2019, a coisa começou a descambar, com os números a caírem para 54,2 milhões a meio do ano.
Assim, apesar de uma recuperação em 2020, atingindo os 80,4 milhões no terceiro trimestre, o declínio é inegável e é de facto preocupante.
- Q3 2021: 69 milhões (menos 11,5M que em 2020)
- Q4 2022: 58,2 milhões (queda de 10,8M)
- Q4 2023: 53 milhões (menos 5,2M)
- Q4 2024: 51,7 milhões (queda de 1,3M face a 2023 e um total de 36,8M abaixo do valor de há 10 anos)
Ou seja, o pior trimestre da Samsung na última década.
E agora?
A Samsung anda a sofrer um pouco com falta de inovação, naquilo que parece ser uma gigante adormecida. Isto levanta uma questão… O que fazer? O que mudar? Estamos a falar de uma fabricante com recursos virtualmente infinitos, com know-how para fazer o que quiser e bem entender.
Só depende de si própria para voltar ao auge.
Antes de mais nada, acha que a Samsung anda a dormir à sombra da bananeira? Ainda continua a comprar equipamento da fabricante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.