Samsung pode bater a Apple na corrida aos chips de 2nm

A Samsung está a trabalhar a todo o gás para resolver os problemas que as suas fábricas de chips têm enfrentado e, ao mesmo tempo, para garantir que a próxima geração de processos de fabrico chega a tempo.

Dito tudo isto, ao que tudo indica, os esforços podem estar prestes a compensar. Os últimos rumores sugerem que a Samsung pode ultrapassar a Apple e ser a primeira a lançar dispositivos com chips de 2nm no mercado comercial. O que seria extremamente interessante, porque a Apple mete sempre muito dinheiro em cima da mesa para ser a primeira neste tipo de evolução tecnológica.

Samsung pode bater a Apple na corrida aos chips de 2nm

samsung tem consola portátil com um ecrã dobrável!
A Samsung só não consegue ser a inovadora principal do mercado se não quiser. Os recursos são virtualmente infinitos.

Escusado será dizer que o salto para os 2nm será um dos maiores marcos na indústria dos semicondutores, prometendo um aumento brutal na eficiência energética e no desempenho dos chips topo de gama.

Tanto a Samsung como a TSMC – a fabricante dos processadores da Apple e Qualcomm – estão numa corrida contra o tempo para serem as primeiras a trazer esta tecnologia para o mercado.

Mas, aqui é preciso ter em conta que nada é para sempre. A TSMC tem sido a rainha e senhora da produção de chips. Mas, a Intel também já foi a rainha e hoje não é ninguém. Ao mesmo estilo, a Samsung tem tido dificuldades, mas isso pode estar prestes a mudar.

A Apple pode ser apanhada na curva!

iphone vai lavar a cara com o ios 19. vai parecer novo! já viu?

Normalmente, quando falamos de processos de fabrico mais avançados, a Apple costuma estar na linha da frente, sendo a primeira a lançar produtos baseados nessas novas tecnologias.

Mas desta vez, o cenário pode ser diferente.

O analista Ming-Chi Kuo aponta que o iPhone 18 será o primeiro da Apple a contar com um chip de 2nm, mas só deverá chegar ao mercado na segunda metade de 2026. Já a Samsung está a acelerar tudo para garantir que o Exynos 2600 – fabricado no seu próprio processo de 2nm – equipa a linha Galaxy S26, que deve ser lançada ainda no primeiro trimestre do mesmo ano.

Ao que parece, a Samsung aprendeu com os erros do passado e está a fazer progressos significativos no seu processo de 2nm! Conseguindo melhores resultados do que com os 3nm, onde teve dificuldades. A marca até criou uma nova equipa dentro da Samsung Foundry exclusivamente dedicada a otimizar tanto o processo de fabrico como o desenvolvimento do Exynos 2600.

Se tudo correr como esperado, os Galaxy S26 vão chegar ao mercado vários meses antes dos iPhones 18, o que seria um feito e tanto para a Samsung, tendo em conta os problemas que a sua divisão de semicondutores tem enfrentado nos últimos anos.

Então… e a Qualcomm?

Não é só a Apple que pode ser deixada para trás nesta corrida. A Qualcomm, que equipa a maioria dos topos de gama Android, também pode perder a corrida para a Samsung. Algumas fontes indicam que o primeiro Snapdragon de 2nm só chegará aos smartphones de topo no final de 2026 ou início de 2027, mais especificamente com o Snapdragon 8 Elite Gen 3, enquanto a geração anterior do próximo ano (Snapdragon 8 Elite Gen 2) deverá manter-se nos 3nm.

A grande questão agora é: será que a Samsung finalmente consegue bater a Apple no jogo da inovação tecnológica? Ou será que a pressa em lançar primeiro vai custar caro em termos de performance e eficiência? Temos de estar atentos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...