Samsung aprendeu a lição? Galaxy S23 diz adeus aos Exynos

Como deve saber, nos últimos anos, a Samsung tem preferido uma estratégia de divisão de produção, ao equipar parte dos seus aparelhos Galaxy com chips produzidos nas suas próprias linhas (Exynos), enquanto os restantes aparelhos são sempre equipados com chips Qualcomm Snapdragon, curiosamente também eles quase sempre produzidos nas suas próprias linhas.

No entanto, depois de 2~3 anos um pouco mais complicados, com os utilizadores a ganharem um ódio de estimação pelo SoC Exynos, eis que a Samsung quer mudar a sua estratégia. Aliás, ainda se lembra dos rumores a apontar para uma Samsung a tentar fechar uma parceria com a Mediatek? Não era por acaso! Em 2023, não vai haver Exynos para ninguém nas gamas Galaxy S, ou Galaxy Z.

Samsung aprendeu a lição? Galaxy S23 diz adeus aos Exynos

s22 ultra

Portanto, a Samsung decidiu parar com o sofrimento dos seus utilizadores, e por isso, em 2023, vai equipar todos os seus aparelhos de gama alta com processadores Qualcomm. Então e a MediaTek? Infelizmente, apesar da subida de forma da responsável pelos SoCs Dimensity, e preços bastante mais apelativos para aquilo que é uma performance em tudo similar comparativamente ao que a Qualcomm oferece, tudo indica que a Samsung não foi capaz de ultrapassar algumas cláusulas contratuais, e por isso, em vez de continuar com uma estratégia de divisão, agora MediaTek e Qualcomm, a gigante Sul Coreana vai optar por utilizar apenas e só processadores Snapdragon 8.

Quem o afirma é Ming-Chi Kuo, com a Qualcomm a fornecer 100% dos SoC dos novos Galaxy S23, em vez da atual taxa de 70%, na gama Galaxy S22. O processador escolhido é Snapdragon 8 Gen2, produzido nas linhas de 4nm da TSMC.

Exynos vai desaparecer para sempre?

Ainda nada está confirmado. Mas há algumas semanas, vários rumores apontavam para uma Samsung disposta a continuar com o projeto, depois de um período de desenvolvimento de mais ou menos 3 anos.

O objetivo é voltar em 2025, com uma performance similar aquela que a Apple está a conseguir oferecer com os seus processadores M1 e M2.

Ou seja, a Samsung quer meter o pé no travão agora, para mais tarde tentar criar um ecossistema similar ao da Apple.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha uma boa jogada por parte da Samsung? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também