Limpar a máquina de lavar roupa é uma tarefa importante, mas que muitas vezes é deixada para trás. Para o ajudar, um especialista revelou a melhor forma de o fazer. Isto porque muitas vezes podemos fazer mal as coisas e acabar por ter problemas. Assim é só isto que salva a sua máquina de lavar roupa!
É só isto que salva a sua máquina de lavar roupa!
É fácil esquecer que a máquina de lavar roupa precisa de ser limpa, especialmente porque o aparelho limpa a roupa. Assim deveria-se limpar a si própria também, certo? No entanto, com o tempo, as máquinas de lavar podem acumular bolor, mofo e até calcário, o que pode causar alguns odores desagradáveis. Dito isto, uma especialista resolveu partilhar a melhor forma de limpar a máquina e obter sempre os melhores resultados.
Não vale a pena complicar. A forma mais fácil e eficiente de limpar o tambor de uma máquina de lavar roupa é pôr em funcionamento um ciclo vazio. Para isso, adicione um pouco de detergente diretamente no tambor e lave a quente a cerca de 60 graus.
Se for possível tente colocar o ciclo na lavagem mais quente possível para o seu aparelho, de modo a matar os germes e remover qualquer acumulação e calcário.
Ao limpar a máquina de lavar roupa, também é importante não esquecer a gaveta. Esta área pode ficar com restos de amaciador ou detergente, que podem tornar-se malcheirosos.
Devido ao facto de a gaveta estar sempre fechada, o detergente velho pode manter-se húmido durante longos períodos de tempo, o que pode acabar por provocar bolor.
Fazer um ciclo de lavagem com uma gaveta bolorenta pode provocar bactérias e odores desagradáveis na nossa roupa.
Certifique-se de que faz a manutenção regular da gaveta, retirando-a e esfregando-a com uma escova de dentes velha e um produto de limpeza normal ou detergente líquido.
Certifique-se de que também esfrega o interior da cavidade da gaveta, uma vez que os resíduos antigos podem estar muitas vezes escondidos fora da vista.
Depois passe rapidamente a gaveta por água antes de a reinstalar e está pronto para começar.
A próxima tarefa é limpar o filtro que impede que as fibras e a sujidade acabem na bomba e estraguem o aparelho.
O filtro pode estar cheio de fibras de cabelo e outras coisas. No fundo tudo o que possa apanhar do tambor.
Devido a isto, e sendo também um ambiente húmido, pode tornar-se um terreno fértil para bactérias nocivas e cheiros desagradáveis.
Certifique-se de que retira e esvazia regularmente o filtro para remover todas as fibras e objetos que se acumularam no seu interior.
Para o fazer, comece por localizar o seu filtro. Normalmente, está localizado na parte inferior da máquina, no entanto, consulte o manual se não tiver a certeza de onde o encontrar.
Coloque uma tigela no chão por baixo do tubo de drenagem de emergência para evitar fugas.
Em seguida liberte qualquer água que possa estar no interior antes de voltar a colocá-lo.
Quando tiver concluído este passo, pode desapertar a tampa do filtro para libertar o filtro da máquina de lavar roupa.
Entretanto a seguir é só passá-lo por água e voltar a colocá-lo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!