Um computador é inegavelmente uma ferramenta de trabalho super poderosa. Ao fim ao cabo, podemos comunicar, organizar, criar, jogar, etc… No entanto, qualquer que seja o seu trabalho, vai andar grande parte do tempo a mexer o rato de um lado para o outro, ou até a re-introduzir dados que provavelmente já estão em algum outro ficheiro do disco rígido.
Assim, mesmo que tenha um AMD Ryzen 3950X ou um Intel Core i9-9900K, é provável que a sua produtividade não aumente, se não o aproveita. O mesmo pode ser dito do SSD, que pode ser capaz de ler 4 ou 5GB por segundo! O que é extraordinário… Mas não o vai ajudar em nada se fica 10 segundos à procura do ficheiro que precisa.
Em suma, muitas vezes, não são os utilizadores que esperam pelo PC… É o computador que espera pelo utilizador! Por isso, vamos tentar dar algumas dicas para aumentar a sua produtividade ao máximo.
Saiba como mudar o componente mais lento do seu PC… Você!
1. Atalhos no teclado para abrir as aplicações favoritas/mais usadas
Se a sua rotina é sempre a mesma, chegar ao trabalho e abrir o Office + Chrome + etc… Talvez seja boa ideia arranjar maneira de abrir as aplicações de uma forma mais rápida.
Por isso, porque não utilizar atalhos no teclado? É que no Windows 10 é super fácil criar uma série de atalhos para abrir os seus programas favoritos com uma simples combinação.
- Abra a linha de comandos com privilégios de administrador.
- Escreva “explorer shell:AppsFolder.” -> Irá aparecer uma lista de ícones
- Arraste o ícone que pretende para o ambiente de trabalho. -> Irá criar o atalho.
- Carregue com o botão direito do rato em cima do atalho e vá a propriedades.
- Escolha um comando CTRL + ATL + (Número ou Letra) no campo dos atalhos e clique Ok.
2. Copiar/Colar muita coisa ao mesmo tempo com um gestor
IMAGEM
Quantas vezes está a mover ficheiros ou texto, e se esquece do que tem em memória, e por vezes até perde a informação?
Ou seja, quer esteja a programar, a preencher formulários, ou até a escrever texto (como eu agora). É muito provável que use e abuse do CTRL + C e CTRL + V.
Então… Porque não usar um gestor de área de transferência?
Caso não saiba, as versões mais recentes do Windows 10 já contam com esta funcionalidade (Em Definições -> Sistema). No entanto, existe uma ferramenta gratuita que provavelmente é superior a esta solução, de seu nome CopyQ. Experimente!
3. Crie Macros para texto que passa a vida a escrever!
Inicializar uma aplicação com uma combinação de teclas é brutal. Mas… E se precisar de escrever caracteres especiais que não estão no teclado? E se precisar de escrever uma excerto de texto várias vezes por dia?
É para isso que existem as Macros! Uma única tecla (ou combinação de teclas) poderá fazer este trabalho por si, desde que as configure claro está.
Tente usar o Clavier+, que é extremamente simples e é de borla.
4. Use mais que um monitor, ou prefira um monitor Ultra-Wide
Aumentar a área de trabalho é super importante se quer ser mais produtivo. E tendo em conta o preço dos monitores atuais, não é muito difícil meter as mãos em dois monitores decentes por 200€.
No entanto, neste caso prefiro um bom monitor Ultra-Wide, dessa forma não tem de lidar com a quebra de espaço onde um monitor termina e o outro começa.
5. Use e abuse do CTRL+F para encontrar palavras em qualquer documento ou site
Ainda há boa gente que não faz ideia da existência do CTRL+F! Algo que é seguramente uma das ferramentas mais poderosas para quem precisa de ser produtivo.
6. Aprenda alguns atalhos do Windows 10
Saiba como mudar o componente mais lento do seu PC… Você! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.