Em meados dos anos 80, quando os videojogos ainda davam os primeiros passos, surgiu um título que viria a marcar uma geração inteira de jogadores — Saboteur, lançado em 1985 para o lendário ZX Spectrum. Agora Saboteur chegou à Mega Drive com gráficos, som e música melhorados pelo compositor português Pedro Pimenta, tudo numa super edição feita pela Teknamic que é uma verdadeira peça de colecionador.
Saboteur: o Ninja que arrebatou o Spectrum chegou à Mega Drive
Desenvolvido por Clive Townsend, Saboteur destacou-se desde o primeiro momento. Ao contrário dos jogos de ação típicos da época, este apresentava uma proposta ousada: uma missão de infiltração furtiva, onde o jogador controlava um ninja encarregado de penetrar num complexo militar altamente vigiado, roubar dados secretos e escapar com vida — tudo isto contra o relógio.
Entretanto a jogabilidade era simples, mas viciante. Explorar edifícios escuros, evitar câmaras de vigilância, derrotar guardas e encontrar o caminho certo para cumprir o objetivo e escapar a tempo. Assim o jogador podia lutar, atirar, saltar e até usar diferentes armas improvisadas — algo pouco comum naqueles tempos. A atmosfera tensa, o design labiríntico e a sensação constante de urgência contribuíam para uma experiência única e memorável. É tudo isso que podemos encontrar na versão para Mega Drive, mas ainda com melhores gráficos.
O sucesso de Saboteur foi imediato. A mistura perfeita de stealth, combate e exploração foi pioneira e inspirou muitos títulos que viriam depois.
Entretanto em 1987, surgiu a sequela Saboteur II: Avenging Angel, com uma protagonista feminina — uma novidade ousada para a época. O segundo jogo expandiu o mundo, ofereceu mapas ainda maiores e mais complexos, e consolidou a série como um clássico.
Décadas depois, o legado do ninja continua vivo como prova esta nova edição da Teknamic que pode ser adquirida aqui.
Saboteur não foi apenas um sucesso comercial — foi um marco na história dos videojogos. Um daqueles títulos que definem uma era e deixam uma impressão duradoura. Para muitos, é mais do que um jogo. É uma memória viva, uma parte da infância e uma celebração da criatividade dos primórdios da indústria dos videojogos.
- Cartucho sem regiões, totalmente compatível com sistemas PAL e NTSC
- PCB’s desenhadas e montadas em Portugal
- Manual multilingue (EN, ES, PT)
Extras exclusivos:
- Um envelope de missão selado com documentos de briefing e fotografias da missão, assinado à mão por Clive Townsend
- Uma réplica de shuriken em miniatura
Envio previsto para 28 de abril de 2025