Os ecrãs OLED com altas taxas de atualização de frames já não são grande novidade para ninguém no mundo dos smartphones! Sendo cada vez mais uma das funcionalidades obrigatórias para o mais comum dos mortais.
Ao fim ao cabo, o que não falta no mercado são aparelhos capazes de chegar aos 90Hz, 120Hz e até 144Hz como é o caso do ROG Phone 3 da ASUS. Dito isto, é inegável que a gama de aparelhos Galaxy S20 da Samsung vieram bater o pé para meter os 120Hz como o ‘standard’ do mercado! E claro, o novo Note 20 Ultra parece ter elevado ainda mais a fasquia.
Como deve saber, apesar da tecnologia ser super apetecÃvel, a verdade é que traz alguns compromissos, nomeadamente no campo da autonomia… Pois bem, devido a isto, a Samsung Display anunciou ontem que já está começou a produzir o primeiro ecrã OLED VRR (Variable Refresh Technology), aleviando um dos maiores problemas deste tipo de painel.
Um ecrã que curiosamente até já podemos encontrar no recente Galaxy Note 20 Ultra.
O primeiro ecrã OLED VRR para smartphones já existe! Está no Note 20 Ultra
Portanto, um dos grandes problemas dos 90Hz e 120Hz, é mesmo o facto do telemóvel ter de manter esta taxa de atualização em todos os momentos. Ou seja, até agora, a tecnologia não permitia mudar a taxa de atualização em tempo real, o que claro está, resultava num aumento no consumo da bateria sem grande necessidade.
Dito isto, o Note 20 Ultra é o primeiro smartphone do mercado a contar com um ecrã VRR, tendo assim a capacidade de mudar dos 120Hz para os 60Hz, ou para os 30Hz, ou até para os 10Hz, tudo dependendo daquilo que está a acontecer no ecrã.
Entretanto, segundo a Samsung, esta nova tecnologia deverá ser capaz de baixar o consumo do ecrã em ~22%. Assim, é exatamente por isto que o Note 20 Ultra traz a opção de ‘Modo Inteligente’! Permitindo aos utilizadores aproveitar os tão desejados 120Hz, sem o receio de arruinar a autonomia do aparelho.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!