Sabia que já (quase) não há Bitcoins para minar?

Caso não saiba, à semelhança de qualquer moeda real, também existe um número finito de moedas Bitcoin, por sua vez situado nos 21 milhões. Um número que está muito próximo de ser batido. Ao fim ao cabo, já foram ‘minadas’ cerca de 19 milhões de moedas Bitcoin, ou seja, 90% do total.

Sabia que já (quase) não há Bitcoins para minar?

Bitcoin

Estamos a dizer que já está quase tudo minado, quando ainda faltam 2 milhões de moedas. Porquê? Simples, porque à medida que nos aproximamos do fim, a dificuldade vai aumentado de forma muito significativa. Aumento de dificuldade extremo, porque caso não saiba, é esperado que a última Bitcoin seja obtida dentro de 50~100 anos. Um número que por sua vez do aumento da capacidade de processamento no mercado.

Dito isto, como deve imaginar, o fim da descoberta de moedas não significa o fim da moeda em si. A única coisa que muda, é que quando a última moeda for reclamada, o prémio por bloco deixa de acontecer em Bitcoins. Desta forma, o sistema vai mudar, vai evoluir, e na verdade, tudo indica que é um “fim”, que não vai ter um grande impacto no valor da criptomoeda.

No entanto, o que realmente pode ter um forte impacto na valorização da moeda, é mesmo uma mudança que deverá acontecer dentro de 2 anos. Afinal, a recompensa por cada bloco minerado vai cair para metade. Estamos a falar do ‘halving’, um evento que acontece mais ou menos de 4 em 4 anos! Assim, a partir de 2024, cada bloco vai dar 3.125 Bitcoins, em vez das normais 6.25.

Quanto valerá a Bitcoin nessa altura? É a pergunta do milhão de euros!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acredita num futuro em que a Bitcoin é a moeda ‘normal’, e já ninguém usa dinheiro físico?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também