Sabia que existe uma empresa a vender luz solar?

Algo que parece uma loucura, ou retirado diretamente de um filme de ficção científica, eis que aparece a Reflect Orbital, uma empresa com sede na Califórnia, a anunciar que pretende vender luz solar durante a noite, onde quer que você esteja.

Como é que isto se faz? É aparentemente simples! Ou pelo menos é isso que a empresa quer que você pense. Afinal, basta lançar uma série de satélites com espelhos gigantes, que por sua têm a capacidade de refletir luz solar em locais específicos na terra.

Entretanto, tudo indica que o principal objetivo de tudo isto é maximizar a produção de energia solar, ao também permitir o seu funcionamento durante a noite. Mas, aberto ao público, com preços “decentes”, isto pode vir a ser algo extremamente curioso.

Sabia que existe uma empresa a vender luz solar?

sabia que existe uma empresa a vender luz solar?

Portanto, caso não saiba, a ideia nem é nova, visto que a Rússia já tentou algo similar (Projeto Znamya) nos anos 90, de forma a iluminar regiões específicas com luz solar limitada durante a noite. Na altura, foi pensado como uma forma de conseguir contornar alguns dos problemas do inverno em certas comunidades.

Porém, o projeto acabou por ser cancelado, devido a falhas técnicas, e claro, limitações tecnológicas da altura.

Dito tudo isto, em 2024, a start-up Californiana pretende pegar na ideia, mas ter sucesso, isto ao criar uma constelação de satélites capazes de refletir a luz solar diretamente para a terra durante a noite. Entretanto, para provar o potencial da ideia, a empresa desenvolveu um protótipo ao utilizar um balão de ar quente que fez exatamente isso. Refletiu luz solar para uma quinta de painéis solares.

sabia que existe uma empresa a vender luz solar?

Dito tudo isto, a produção está planeada já para 2025, e como tal, a partir de Outubro de 2024, vai ser possível entrar na fila para ter acesso ao serviço. Inicialmente vai ser possível “alugar” luz solar durante 4 minutos, cobrindo uma área com um diâmetro de 3 quilómetros quadrados.

Isto é sequer possível?

Vários especialistas afirmam que não. Apesar do protótipo, a realidade é que a empresa ainda não enviou nenhum satélite para o espaço.

Nada melhor que estar atento para ver o que isto vai dar. Afinal, consegue imaginar alugar luz solar intensa durante 4 minutos, só para chatear o seu vizinho do outro lado da rua que nunca lhe deixar arrumar o carro à frente de sua casa? Já sei onde vou gastar o meu dinheiro!

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também