A natureza humana tem muitas particularidades interessantes que podem ser observadas nas mais diversas situações. Uma delas é na forma como falamos com os bebés. De facto, quando nos dirigimos aos pequeninos falamos com uma voz fina e quase infantil que a ciência chama de discurso dirigido a bebés. Por pouco relevante que pareça ser esta forma de comunicar, é mais importante do que julgam, uma vez que ajuda a desenvolver a linguagem dos pequeninos.
Ao mesmo tempo, existem muitos donos que falam com os seus companheiros de quatro patas da mesma maneira. É verdade que isto não vai ajudar os nossos animais a desenvolverem a sua linguagem, mas um grupo de investigadores ingleses descobriu que tem mais benefícios do que possam imaginar.
Os donos que falam desta forma com os seus animais conseguem comunicar de forma mais eficaz com os seus cães. Eis como tudo funciona:
Para verificarem se o tipo de fala tinha algum impacto na atenção dos animais, os investigadores recorreram a 37 cães, cujos donos concordaram em participar neste estudo.
Cada cão foi trazido para uma sala, preso com a coleira e acompanhado por dois seres humanos. Posteriormente foram submetidos a gravações de diferentes palavras e frases faladas num tom de voz padrão e num tom mais exagerado direcionado para cães. Os investigadores mediram a quantidade de tempo que os cães ficaram atentos às gravações de cada indivíduo e, depois de terem sido retirados das suas coleiras, mediu-se o tempo que passaram perto de cada humano antes de se afastarem.
A fala direcionada foi a que mais despertou a atenção dos companheiros de quatro patas. No entanto, o efeito não foi uniforme entre filhotes e cães adultos. Os filhotes respondiam mais ao discurso dirigido a cães, independente das palavras que estavam a ser ditas. Já os cães adultos eram mais propensos a responder a esta forma de fala quando as palavras que estavam a ser ditas eram mais relevantes para eles (como “andar”, por exemplo).
No entanto e particularidades à parte, todos os animais reagiram melhor à forma calma de falar, ao invés da forma normal. Dito isto, daqui para a frente não tenha vergonha de falar com o seu companheiro de quatro patas como um bebé, porque ele vai sem dúvida ouvi-lo melhor.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!