Alguma vez desejou ter mais memória VRAM na sua placa gráfica? Só mais 1 ou 2 Gigas que o jogo que está a tentar aproveitar precisa? Pois bem, hoje em dia, estes 1 ou 2 Gigas de memória GDDR6 obrigam os jogadores a mudar de placa gráfica, mas antigamente, era possível apenas expandir a memória da placa gráfica sem sequer ter de a retirar do computador.
Sabia que as placas gráficas antigas tinham memória expansível?
Portanto, como deve saber, as placas gráficas atuais já não funcionam assim. Hoje em dia, as fabricantes tentam ter o máximo de memória possível em determinada gama, com o máximo de largura de banda disponível ao meter cada chip de memória com linhas de comunicação dedicadas para o GPU (o chip que dá vida a toda a placa).
Assim, quando vamos comprar uma placa com uma largura de banda de 256-bit, 352-bit, ou 512-bit… Não faz grande sentido esta ser enviada para o mercado com sockets vazios de memória. Visto que desta forma, a placa nunca chegaria ao seu potencial máximo. Além disso, as coisas também mudaram muito relativamente à integridade do sinal, por isso, voltar a estes tempos iria inegavelmente criar o caos na lógica de toda a placa.
Em contraste, os CPUs e Motherboards não funcionam da mesma forma, visto que a largura de banda perde um pouco da sua importância para a passar para a latência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Intel acabou de acusar a AMD! Processadores de portáteis capados?
A Intel acabou de enviar uma apresentação para vários dos mais reputados jornalistas do meio, onde basicamente revelou um estudo ‘caseiro‘ relativamente à performance dos mais recentes portáteis baseados em processadores Intel ‘versus‘ os mais recentes portáteis baseados nos processadores Ryzen 4000.
Caso não saiba, na opinião de muitos especialistas do setor, se quer um portátil com performance a sério e autonomia a conduzir… A AMD é finalmente uma boa alternativa! Sendo até capaz de ultrapassar a Intel em várias gamas de preço. Algo que a Intel não achou muita piada, claro está.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!