Se olhar para a sua placa gráfica ou cooler do CPU, é provável que veja uma solução de refrigeração baseada em alumínio e/ou bronze. Afinal, estes são os materiais mais frequentemente utilizados para conduzir calor no mundo dos computadores.
Como é óbvio, o bronze é superior ao alumínio, no entanto, também é muito mais caro. Por isso, na maior parte das vezes, as fabricantes preferem o alumínio que além de mais prático na fabricação, é bastante competente na condutividade de calor, tendo em conta o seu preço.
No entanto, estes não os materiais mais condutivos do mercado.
- Mesmo com a crise… A AMD está a apostar nas placas gráficas!
- (Especial) Conhece os perigos dos sites com streams ilegais?
Sabe qual é o melhor condutor de calor no mundo dos PCs?
Portanto, o aluminio tem um condutividade térmica de 205W/mK e o bronze tem uma condutividade térmica de 401W/mK, sendo os materiais mais utilizados do mercado. No entanto, a prata é superior ao bronze conseguindo chegar aos 429W/mK. (Daí ser usada em alguns produtos como a pasta térmica Arctic Silver).
Entretanto, claro, temos também o diamante, capaz de chegar aos 2300W/mK. (Curiosamente, também existe pasta térmica com diamante na sua composição).
Curiosamente, o grafeno é superior ao diamante na condutividade térmica, conseguindo chegar aos 5300W/mK. Sendo preferível quando as fabricante querem algo super leve, e com uma performance entre o bronze e o alumínio.
Em suma, se quer uma máquina bem refrigerada, nada melhor que meter uns quantos diamantes em cima do CPU e placa gráfica! Isto, para chegar a nível loucos de OC! (Estou a brincar, não assaltem nenhuma ourivesaria para terem mais FPS).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estamos apenas a falar de uma pequena curiosidade do mundo do cooling. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!