Há um segredo pouco conhecido no mundo dos micro-ondas que nem mesmo os fabricantes falam nos seus manuais. A verdade é que quando o souber, nunca mais voltará a utilizar o seu aparelho como dantes. De facto, alguns proprietários de microondas descobriram este “truque” por si próprios, apenas por observação atenta de certos alimentos ou líquidos que estavam a aquecer. No entanto, nunca o verá mencionado na documentação do aparelho. Dito isto, sabe qual é a rotação do prato do seu micro-ondas?
Sabe qual é a rotação do prato do seu micro-ondas?
Quando confeciona os mais variados pratos e olha para as instruções não vê qualquer referência às rotações do micro-ondas. No entanto há uma curiosidade muito interessante. O prato giratório do seu micro-ondas completa uma rotação a cada 10 segundos.
Como é que as pessoas se aperceberam disto?
Se está a fazer o jantar talvez não note nada porque utilizou um prato grande onde colocou os alimentos. Nessa altura ele é colocado no centro do prato giratório de vidro, pelo que não se notam muitas alterações entre o momento em que o coloca e o momento em que o retira.
A medição das rotações é mais evidente quando aquece bebidas em chávenas ou canecas. Se alguém colocar uma caneca de água ou de café mesmo à frente, entre o centro e a extremidade do prato giratório, acabará por ficar na parte traseira do micro-ondas após 15 ou 25 segundos, tornando-a mais difícil de alcançar.
Utilize tempos de aquecimento que terminem em 0 ou 5
Se quiser que o produto a aquecer regresse ao local onde o colocou na cavidade do micro-ondas certifique-se de que o seu tempo termina em zero (10, 20, 30, 40, etc.).
Para que o artigo termine no lado oposto certifique-se de que os segundos terminam em 5 (5, 15, 25, 35, 45, etc.).
Digamos que está a aquecer água para o chá ou a aquecer um café. Para que seja mais fácil tirar a água e para que não queime a mão ou os dedos, coloque a caneca à frente com a pega virada para si e utilize 20, 30, 40 ou outro número terminado em zero. A caneca deve voltar com a pega virada para si.
Por outro lado, pode colocar a caneca na parte de trás com a pega virada para longe de si e usar um tempo que termine em 5 para a aquecer. Vai ficar com a pega virada para si.
Também pode colocar uma caneca no centro do prato giratório (não é o melhor local para cozinhar uniformemente) com a pega virada para si ou para o outro lado, e depois colocar no micro-ondas durante 5 segundos. 0.
Mas atenção porque isto varia de acordo com os micro-ondas e com a zona do globo.
A maioria dos micro-ondas segue a regra em que os tempos terminados em zero são uma rotação completa e os tempos terminados em 5 são meias rotações. Mas tudo depende do motor que o seu aparelho utiliza para a placa de vidro que faz rodar os seus alimentos e bebidas. Se conseguir descobrir a potência do motor, pode determinar as rotações por minuto.
Se não descobrir e perceber que o seu micro-ondas não segue a regra dos 10 segundos então saiba que nesse caso a rotação completa será de 12 segundos, pelo que terá de pensar em termos de intervalos de 6 segundos para rotações completas (12, 24, 36, etc.) ou meias rotações (6, 18, 30, etc.).
Já conhecia este segredo do seu micro-ondas?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!