Se inspecionar de perto um conjunto de pneus novos, verá pequenos pedaços de borracha, semelhantes a pelos, a sair das extremidades. Embora tenham surgido teorias sobre a sua utilização, o facto é que não trazem qualquer benefício para os condutores. Não proporcionam qualquer tração adicional durante a condução, nem são eficazes para amortecer o som da borracha a encontrar a estrada. Também deve ser mencionado que a sua presença nos pneus também não é um indicador da sua saúde. Mas afinal de contas o que significam os pêlos nos pneus e porque estão lá?
Embora os pelos dos pneus possam não ter grande utilidade na estrada, quando se trata da criação dos pneus, são a prova de uma caraterística fundamental do fabrico. Mais tecnicamente conhecidas como “vent spews”, estas pequenas protuberâncias existem apenas como um resquício do processo de fabrico dos pneus.
O processo de fabrico
Os pneus são fabricados através de moldagem por injeção. Isto com cada molde equipado com aberturas de ventilação para permitir que todo o ar no interior saia e se substitua por borracha. Para garantir o preenchimento completo do molde, deixa-se entrar a borracha. Isto até encher as próprias aberturas de ar, resultando nos pelos que têm deixado tantos condutores perplexos ao longo dos anos.
Dito isto, se substituiu os seus pneus – idealmente aos pares – e quiser tirá-los pode fazê-lo. Se o fizer, não terá um impacto negativo nos seus pneus. O mesmo com o desempenho geral do veículo, uma vez que removê-los é mais uma escolha estética do que qualquer outra coisa. No entanto, se não quiser passar por um processo tão fastidioso, a maior parte das borrachas irá desgastar-se com o tempo, uma vez que se encontram normalmente no local onde o pneu encontra a superfície da estrada.
Entretanto há muito com que se preocupar visualmente quando se trata de pneus, como fissuras, fugas de ar e o sinal de um problema potencialmente mais extenso, o desgaste irregular. Felizmente, os pelos dos pneus são a menor das suas preocupações.
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