Sabe o que significa o ponto amarelo e vermelho nos pneus?

Quando falamos do nosso automóvel lembramo-nos logo à partida de muitas coisas. Da potência do motor, do design e outras funcionalidades. No entanto há algo muito importante de que não nos podemos esquecer, até porque são essenciais para a nossa segurança. Falo dos pneus. É que ainda por cima têm um enorme impacto na condução. Mas para conseguirmos beneficiar de tudo isto temos de os conhecer bem. Neste artigo na Leak falámos dos pelos nos pneus e se impactam ou não na condução. Agora vamos olhar para o que significa o ponto amarelo e vermelho nos pneus.

Um dos elementos críticos para o bom desempenho de um pneu é o equilíbrio. Um pneu desequilibrado pode causar vibração excessiva, desgaste irregular e pode até sabotar a economia de combustível.

É impossível fabricar um pneu sem falhas

Embora os pneus possam parecer completamente uniformes, simplesmente não é possível fabricar um pneu sem falhas e impecavelmente equilibrado. O facto é que, durante o processo de fabrico, são criadas imperfeições, incluindo diferenças de peso e de forma. Tudo tem de ser equilibrado para funcionar de forma óptima, como já foi referido, mas como?

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Os pontos amarelos marcam onde o peso de um pneu é mais mínimo e os pontos vermelhos indicam onde a roda é mais baixa, ajudando os técnicos de pneus a equilibrar corretamente as coisas para ter em conta as irregularidades.

Como é que os pneus são equilibrados?

Há duas formas de desequilíbrio que os pneus sofrem: estático e dinâmico. Um desequilíbrio estático ocorre quando uma secção de um pneu é mais pesada ou mais leve do que o resto, impedindo-o de rolar uniformemente. Isto pode criar uma sensação de choque vertical à medida que se viaja na estrada. Um desequilíbrio dinâmico descreve um problema em que qualquer um dos lados do pneu (exceto o centro) tem um peso desproporcionado, fazendo com que a roda sofra um movimento de oscilação horizontal.

Entretanto quando leva o seu veículo a uma loja de pneus, eles retiram cada roda e colocam-na numa máquina especializada que a faz girar e analisa os desequilíbrios. O técnico pode ver todos os dados do teste de diagnóstico num ecrã e, em seguida, adicionar sistematicamente pesos únicos estrategicamente em determinados pontos do pneu para corrigir os problemas de equilíbrio. Os pontos amarelos e vermelhos também entram em ação, ajudando o técnico a localizar imperfeições e a alinhar os pontos para neutralizar as secções mais pesadas, mais leves e mais planas do pneu.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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