Hoje em dia já não usamos DVDs nem CDs, aliás, pessoalmente já nem uso pens USB nos meus computadores a não ser que precise de instalar o Windows! Mas ainda me lembro de ser ‘puto’ e ter de ir à papelaria da escola comprar disquetes para gravar trabalhos de grupo na sala de informática. Bons velhos tempos, em que o pessoal em vez de jogar Fortnite, PUBG ou League of Legends, via os vídeos do Dr. Vitominas até cair para o lado a rir.
Dito tudo isto… Sabe o que é uma disquete? E o tamanho original? Qual era?
Está a ver o botão de gravar no Microsoft Word do Office que tem instalado no seu PC? Sabe que símbolo é aquele? É uma disquete! Um pequeno aparelho de armazenamento, que em boa verdade, já quase ninguém sabe o que é… O que me faz sentir um pouco velho!
Pois bem, a disquete foi originalmente inventada por Alan Shugart na IBM durante o ano de 1967, tendo um diâmetro de mais ou menos 20cm, ao mesmo tempo que tinha um armazenamento brutal de 80Kb. O produto chegou ao mercado em 1971 pelas mãos da própria IBM, sendo depois licenciado a outras empresas como a Memorex em 1972.
Posteriormente tivemos a disquete de 5.25” em 1976 capaz de armazenar uns fantástico 87.5Kb. Já em 1982, tivemos a chegada das disquetes de 3.5” capazes de guardar 280Kb, depois 720Kb e por fim 1.44 Mb no fim dos anos 80.
Ao longo dos anos ainda tivemos alguns modelos como a Imation Superdisk capaz de chegar aos 240Mb e Sony HiFD capaz de chegar aos 200Mb. Além disso, tivemos ainda disquetes de 750Mb, mas nesta altura os CDs já reinavam no mercado, o que acabou por não ter grande impacto.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!