(Atualização: Agora, também é esperado que o Ryzen 9 7950X chegue com 24 núcleos e 48 threads, e uma frequência de 5.4 Ghz!) – Saiba mais aqui – Ryzen 7000: Estamos a aproximar-nos, muito rapidamente, de uma autêntica mudança de geração, onde não só vamos ver novos processadores, motherboards, kits de memória RAM DDR5, mas também placas gráficas 2 ou 3x mais poderosas relativamente aquilo que temos hoje em dia nas prateleiras.
Dito tudo isto, os primeiros produtos a darem um ar de sua graça, devem mesmo ser os novos CPUs Ryzen 7000 da AMD, por sua vez baseados na nova arquitetura Zen 4 de 5nm. Estava à espera de uma boa atualização… Bem, tudo indica que vai ser superior ao esperado!
Ryzen 7000: Novos CPUs da AMD vão ser melhores que o esperado!
Portanto, segundo os mais recentes rumores e leaks de informação, os novos processadores Zen 4 vão trazer um aumento tremendo no IPC, muito provavelmente superior a uma qualquer mudança de geração, dentro do mundo Ryzen. Além disto, vamos também ver uma grande aposta nas frequências de relógio! Com alguns leakers muito importantes da indústria a apontar para os 5.5 GHz de ‘boost’.
Dito tudo isto, por enquanto, já tivemos a possibilidade de ver alguns testes a um chip AMD Zen 4 com 8 núcleos e 16 threads, capaz de chegar aos 5.21 GHz. Um processador de amostragem, que ainda não está obviamente no seu potencial máximo. Um processador, que além de núcleos baseados na arquitetura Zen 4, traz também um iGPU RDNA 2, um pouco menos potente do que aquilo que podemos ver nos mais recentes APUs da AMD, mas ainda assim, capaz de chegar aos níveis de performance da arquitetura Vega e Xe-LP. (Curiosamente, tudo indica que o iGPU estava limitado no campo da performance.)
Muito resumidamente, é esperado um aumento de 15~30% no IPC, e ainda um aumento de 8~15% nas frequências de relógio. Isto significa um aumento potencial de performance single-thread, de 25~40%.
Curiosamente, não é apenas a nova arquitetura, e novas frequências a ajudar à festa, afinal de contas, apesar de ainda não ser possível para a AMD implementar a novíssima cache 3D em todos os processadores, a gigante dos processadores vai duplicar a memória cache L2, vai trazer mais linhas PCIe, isto ao mesmo tempo que também vai apostar na memória DDR5 e padrão PCIe 5.0. No entanto, o número de núcleos físico deverá ser exatamente o mesmo, comparativamente ao que tivemos a oportunidade de ver no lançamento de 2020.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a Intel já está a tremer? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!