A AMD não está a ter a mesma sorte que teve no passado com os seus processadores, por isso, além de baixar o preço dos produtos já lançados, a gigante Norte-Americana vai também lançar modelos menos pensados nos entusiastas, e que assim podem chegar ao mercado a preços mais aliciantes.
Estamos a falar dos Ryzen 7000 ‘non-X’.
Ryzen 7000: Modelos mais baratos já têm preço!
Portanto, era preciso fazer alguma, por isso, além de uma queda de preço significativa em tudo ou quase tudo, a AMD vai também lançar o Ryzen 5 7600 a 229$, o Ryzen 7 7700 a 329$, e claro, o mais poderoso desta gama, o Ryzen 9 7900 a 429$.
Como é óbvio, estes processadores são baseados na mesma exata arquitetura (Zen 4 de 5nm), e contam o mesmo exato número de núcleos comparativamente aos modelos ‘X’. Mas, têm um TDP ligeiramente mais baixo, e claro, perdem muita da sua capacidade de OC. Estes processadores chegam ao mercado já no dia 3 de Janeiro.
Entretanto, é boa ideia não esquecer que esta não vai ser a única aposta da AMD no mundo dos processadores Ryzen 7000 em 2023. Além destes meninos ‘Non-X’, a gigante dos componentes para computadores, e soluções integradas, vai também levar a magia da cache 3D à arquitetura Zen 4.
Isto deverá resultar numa inteira nova gama de processadores Ryzen 7000, bastante mais poderosos, mas claro, também um pouco mais caros. É esperado que estes processadores tragam consigo um aumento de performance à volta dos 15~20%, ficando acima dos atuais Ryzen 7000 ‘X’, já no mercado.
Em suma, vamos ter os Ryzen 7000 como a opção budget, os Ryzen 7000 ‘X’ como a opção intermediária, e por fim, os Ryzen 7000 X3D, como a opção topo de gama. Contudo, acredito que isto vai criar alguns problemas no preço para a AMD. É que o problema nunca esteve nos preços dos processadores, mas sim na passagem para o novo ecossistema, que obriga à compra de uma nova motherboard, e claro, de um novo kit de memória RAM DDR5.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!