Ryzen 7000: 5.5 GHz, +8% IPC, +25% de performance por Watt

À medida que nos vamos aproximando do lançamento dos novos processadores Zen 4 da AMD, eis que vamos tendo acesso a mais informação, que claro está, aos poucos, também vai confirmando muitos dos rumores que foram sendo publicados nos últimos meses.

Não acreditava num processador capaz de chegar aos 5.5Ghz, ‘stock’? Bem, está na hora de acreditas, porque foi a própria AMD a confirmar.

AMD Ryzen 7000: 5.5 GHz, +8% IPC, +25% de performance por Watt

Portanto, a AMD aproveitou o seu mais recente evento, para confirmar o que tem escondido na sua manga, em termos de processadores x86. Estamos obviamente a falar dos Ryzen 7000, agora baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, que apesar de ainda não trazerem a V-Cache para cima da mesa, têm mesmo muita coisinha boa para oferecer ao mundo dos PCs.

Ao fim ao cabo, além da confirmação de frequências ‘loucas’, a AMD já confirmou um aumento de 8% no IPC, e um aumento na performance single-thread de mais ou menos 15%. Além de tudo isto, temos também melhorias muito significativas na eficiência energética, com os Ryzen 7000 a oferecerem mais 25% por cada watt de energia consumido.

Entretanto, depois das primeiras menções aos 5.5 GHz, já tivemos rumores a apontar para os 5.8GHz em algumas versões mais topo de gama da AMD. Será verdade? Talvez, temos de esperar.

Consegue imaginar um Ryzen 7000 a chegar aos 6GHz, sem grandes dificuldades?

Além de tudo isto, é preciso salientar que os novos Ryzen 7000 vão chegar ao mercado acompanhados pela nova plataforma AM5, que por sua vez já traz suporte a memória RAM DDR5, e claro, armazenamento SSD PCIe 5.0. Os aumentos de velocidade no campo da memória, também vão ter um profundo impacto na experiência que estes Ryzen 7000 vão trazer para cima da mesa. Ao fim ao cabo, já foram feitas algumas promessas acerca do par CPU Ryzen 7000 + RAM DDR5.

Quanto ao lançamento, ainda não existem certezas, mas diria que muito provavelmente vamos ter novidades no final do verão de 2022.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nos novos Ryzen 7000, e na nova plataforma AM5? Está na hora de fazer upgrade? Não se esqueça que além de tudo isto, vamos dar as boas vindas a uma nova geração de placas gráficas no final do ano.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também