Ryzen 7000: 16 núcleos, mas frequências vão aumentar (e bem)

Nesta altura do campeonato, é muito provável que existam algumas expetativas para um aumento no número de núcleos e threads na nova gama de processadores Ryzen 7000, por sua vez baseados na arquitetura Zen 4 (5nm).

No entanto, ao que tudo indica, a AMD vai focar-se mais no aumento das frequências, e não no aumento dos núcleos físicos em cada processador. Em suma, a AMD vai aproveitar as capacidades do recente processo de produção da parceira TSMC, para aumentar (e bem) o IPC dos seus processadores Ryzen.

Ryzen 7000: Número máximo de núcleos é o mesmo, mas frequências vão aumentar

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, segundo novas informações, a AMD está a planear lançar dois novos processadores na sua gama Ryzen 9, com os mesmos exatos 16 núcleos e 12 núcleos, que já podemos encontrar nas prateleiras desde o lançamento dos Ryzen 3000, em 2019. Mas agora, com um grande foco nas frequências de relógio. Será uma boa ideia?

Bem, verdade seja dita, apesar da grande evolução no campo do software, a grande maioria dos programas, e jogos, ainda prefere núcleos mais rápidos, em vez de um grande número de núcleos/threads, por isso, pode fazer algum sentido para a AMD, focar-se no num aumento muito significativo do IPC, em vez de começar uma corrida no número de unidades lógicas em cada CPU. (Até porque, neste momento, a AMD continua com a vantagem no número de núcleos e threads, relativamente à rival Intel.)

Assim, isto significa que o Ryzen 9 7950X deverá chegar ao mercado com 16 núcleos e 32 threads, num pacote capaz de chegar aos 170W. Entretanto, o Ryzen 9 7900X deverá ficar pelos 12 núcleos e 24 threads, num pacote capaz de chegar aos 105W. Ambos capazes de chegar aos 5GHz em todos os núcleos.

Além dos núcleos Zen 4, tudo indica que vamos também dar as boas vindas a um iGPU RDNA 2, com até 4 unidades de computação.

Lançamento? Para quando?

Segundo o que sabemos, os Ryzen 7000 devem chegar ao mercado na segunda metade de 2022. Com alguns rumores a apontar para Setembro ~ Novembro. Aqui não nos podemos esquecer que a AMD adora lançar o seu ‘combo’ de Processadores e Placas Gráficas, em janelas temporais muito próximas. Com os processadores Ryzen a chegarem quase sempre antes das placas RDNA. Por isso, esperaria um lançamento dos processadores no fim de Setembro, com as novas placas gráficas a darem um ar de sua graça algures em Outubro ~ Novembro.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também