Ryzen 7 5800X3D não suporta OC. Tiro no pé?

A AMD anda a prometer muito com o seu novo Ryzen 7 5800X3D, por sua vez equipado com a inovadora memória cache 3D da gigante Norte-Americana. No entanto, nem tudo são rosas neste lançamento, que originalmente, deveria meter a Intel na linha.

Ryzen 7 5800X3D não suporta OC. Tiro no pé?

Portanto, a própria AMD já confirmou que o novo Ryzen 7 5800X3D não tem suporte a overclock. Pelo menos não na sua forma tradicional. Afinal de contas, segundo Robert Hallock, o primeiro processador AMD Ryzen com cache 3D V-Cache está bloqueado na componente do OC. Ou seja, os utilizadores não vão ser capazes de ajustar a frequência, ou a voltagem, que é quase sempre o foco do overclock. Mas vão ser capazes de modificar as frequências da memória DRAM, e do Infinity Fabric.

Afinal de contas, este novo processador não vai além dos 1.35V, com o design a precisar de otimizações, devido à implementação do novo tipo de memória. Em suma, a AMD decidiu arriscar, e lançar já o processador, mesmo sabendo que existem arestas a limar.

Isto não é o “novo normal” para a AMD.

A empresa apenas precisa de tempo, para garantir que o OC é estável, e que tudo funciona da melhor maneira. Por isso, os novos Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, já deverão ter a funcionalidade ativa.

O problema no meio de tudo isto, é que desta forma, o Ryzen 7 5800X3D fica vulnerável às capacidades de OC do novo Intel Core i9-12900KS.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também