Há algumas semana atrás, ficámos a saber que o primeiro processador do mercado equipado com memória 3D V-Cache iria chegar às prateleiras com capacidades de overclock limitadas, devido ao facto de a AMD ainda não saber muito bem como controlar as coisas com a nova cache à mistura.
No entanto, agora que as primeiras unidades estão a chegar às mãos dos utilizadores, parece que a limitação já foi ultrapassada!
Ryzen 7 5800X3D: Limitação ao OC já foi ultrapassada!
Portanto, o Ryzen 7 5800X3D apenas chega ao mercado na próxima semana, e ao que tudo indica, alguns entusiastas já conseguiram ultrapassar as limitações impostas à prática do overlclock neste processador. Ao fim ao cabo, o novíssimo processador da AMD já foi encontrado a funcionar a 4.82 GHz. Mas vamos por partes.
Caso ainda não tenha percebido, o Ryzen 7 5800X3D é o primeiro processador de sempre a chegar ao mercado, vindo equipado com uma cache 3D, implementada logo acima da die do processador. Porquê a limitação? Aparentemente, seria impossível fazer um OC tradicional, sem causar danos à nova V-Cache. Por isso, desta forma, estávamos à espera de um CPU com 8 núcleos, 16 threads, e 100MB de cache combinada. Isto, com uma frequência base de 3.4 GHz e uma frequência boost de 4.5GHz, num pacote de 105W, e um preço a ronda os 450€.
Dito tudo isto, o Ryzen 7 5800X3D já apareceu em vários softwares, incluindo benchmarks, a 4.82GHz. Algo aparentemente possível com a ajuda do ASUS Voltage Suspension (disponível nas motherboards da ASUS).
Isto prova que mesmo com o chip, o overclock é possível. No entanto, não fazemos ideia dos danos que isto poderá causar ao processador, a médio/longo prazo.
Quanto ao processador em si, mesmo sem OC, tudo indica que a AMD tem aqui algo muito interessante, em termos de performance, significativamente mais barato que o seu i9-12900KS. Mas… Quando já temos a nova geração à porta… Será que faz sentido dar o salto para estes processadores?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!