Rússia vai dizer adeus ao Android e ao iPhone! E agora?

Há cerca de uma semana, a Rússia multou a Google e o TikTok por causa de conteúdos proibidos. No último desenvolvimento da situação, parece que a Rússia vai bloquear em breve a Google, o Android e o iOS.

Rússia vai dizer ao Android e ao iPhone! E agora?

Esta informação vem de Aleksei Didenko, um membro da Duma russa, como relata a Globe Eye News. A fonte não forneceu nenhuma explicação adicional, mas o conteúdo proibido acima mencionado tem algo a ver com isso, com certeza.

A Google e o TikTok não cumpriram uma ordem do regulador das comunicações na Rússia sobre conteúdos proibidos. Assim a Google recebeu uma coima de 5 milhões de rublos (58 000 Euros) e o TikTok de 4 milhões de rublos (46 000 Euros).

A Rússia tem vindo a solicitar, desde há anos, que estas plataformas removam conteúdos que considera ilegais. Tem-se mencionado a Google com bastante frequência. Isto especialmente no que respeita ao YouTube e aos conteúdos aí incluídos.

telemóvel mais rápido, fazer uma reposição de fábrica, android 15 novidade, armazenamento do telemóvel cheio, códigos no smartphone Android, proteger o smartphone Android, gastar dinheiro, smartphone invadido remotamente, instalar todas as atualizações Android, aumentar a velocidade de download do smartphone

Parece que a Rússia vai dar um passo em frente e bloquear não só a Google, mas também o sistema operativo móvel da Google, e o mesmo se aplica ao iOS. Bem, presumindo que a informação que a Globe Eye News partilhou está correta.

Considerando que foi dito que a proibição ocorrerá em breve, devemos ouvir mais sobre isso nos próximos dias. Se isso acontecer, a Rússia fornecerá uma explicação oficial. No entanto, podemos presumir que a falha na remoção de conteúdo tem muito a ver com isso.

No entanto, é um pouco surpreendente que tanto o Android como o iOS tenham sido mencionados como parte da proibição. As multas eram esperadas, mas a notícia de um bloqueio iminente não deixa de ser um pouco surpreendente.

Como muitos de vós sabem, a guerra na Ucrânia ainda está a decorrer. Esse conflito parece ter trazido muitos conteúdos que a Rússia não aprova, e é por isso que o Estado pode decidir dar o próximo passo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também