Os automóveis são máquinas complexas e, como tal, nem sempre é evidente o que se passa debaixo do capô. Especialmente se algo estiver errado. Com todos os componentes do seu carro a funcionar em harmonia, o seu carro não deveria fazer ruídos estranhos. No entanto, todos os que conduzem regularmente já sentiram o pavor quando surge um som mais estranho no seu carro. Dito isto, estes ruídos no seu carro são uma má notícia para a carteira!
Estes ruídos no seu carro são uma má notícia para a carteira!
Os ruídos são assustadores mas podem indicar quase exatamente o que se passa com o seu automóvel. Com um ouvido apurado, pode muitas vezes diagnosticar e isolar os principais problemas do seu automóvel antes de o levar a um mecânico ou tentar repará-lo sozinho. Estar mais informado sobre o funcionamento do seu automóvel também nunca é mau. Esteja atento a ruídos estranhos no seu automóvel. Pode não ser nada de preocupante ou pode significar que existe um problema grave.
Ranger das rodas
Se o seu carro estiver a ranger, especialmente quando abranda, é provável que os seus travões precisem de ser substituídos. Os travões de disco modernos consistem principalmente em três partes – um rotor, uma pinça e pastilhas de travão. O rotor está ligado à roda do seu automóvel e, quando pressiona o pedal do travão, a pinça pressiona as pastilhas de travão contra o rotor, aplicando fricção para abrandar a velocidade.
Quando as pastilhas de travão ou o rotor estão gastos, pode resultar num ruído estranho durante a travagem. Logo que saem da caixa, tanto as pastilhas de travão como o rotor são muito planos, o que permite uma maior área de superfície e uma melhor travagem. À medida que os travões se desgastam, as tensões repetidas e o calor da travagem (especialmente a travagem brusca) desgastam as pastilhas de travão.
Inicialmente, os travões desgastados podem produzir um ruído de chiar ou ranger. Se não for tratado atempadamente, esse rangido pode evoluir para um som bastante hediondo. Se se sentir suficientemente aventureiro, a substituição dos travões de disco é um processo bastante simples na maioria dos automóveis. Sites como o YouTube e fóruns de entusiastas de automóveis são os seus melhores amigos. Para carros mais antigos, é provável que também existam vários guias de reparação online.
O barulho do compartimento do motor
Os motores de combustão interna funcionam com vários milhares de explosões por minuto. O interior do motor do seu carro é um local bastante hostil, para não dizer pior. Ocasionalmente, as peças no interior do compartimento do motor ou os cilindros individuais não funcionam normalmente – e ou racham sob o stress, ou simplesmente partem-se.
Embora um pistão que decida soltar-se da sua prisão cilíndrica não aconteça muitas vezes em cenários de condução normais, pode ficar descontrolado e fazer todo o tipo de ruídos desanimadores antes de falhar completamente. Sem supervisão, pode parecer que o motor está cheio de berlindes. Não é um som agradável.
Existem várias causas para isto. Desde óleo insuficiente a problemas com o rolamento da biela na cambota. Independentemente da causa real, quando os seus pistões começam a comportar-se de forma anormal e a fazer ruídos assustadores, é provável que o seu automóvel precise de atenção imediata se os sons não desaparecerem.
Se for detetado precocemente, pode resultar apenas na substituição dos anéis e das chumaceiras dos pistões. Por outro lado, se deixar passar muito tempo, o seu motor pode destruir-se, obrigando a uma reconstrução completa. Se o seu carro for um dos seus bens mais valiosos, uma reconstrução pode valer a pena. Se for apenas um carro de passeio, talvez seja altura de procurar outro carro.
Assobio vindo das rodas
Se alguma vez estiver na autoestrada e começar a ouvir um zumbido sensível à velocidade ou quase um assobio vindo de uma das suas rodas, é possível que um dos rolamentos das rodas esteja a começar a falhar. Pode verificar isto facilmente levantando o carro e sacudindo as rodas.
Se a roda for sólida e não se mover lateralmente (para além de rodar para a frente e para trás normalmente), então é provável que não haja problemas no que diz respeito aos rolamentos. Se, no entanto, a roda se mexer, terá de substituir os rolamentos.
A não ser que se considere um mecânico confiante e queira substituir os rolamentos, a massa lubrificante e todos os outros conjuntos relacionados, é provável que tenha de substituir todo o cubo da roda do seu automóvel se detetar que os rolamentos estão prestes a dizer adeus.
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