Como estamos fartos de dizer, tanto a NVIDIA como a AMD estão prestes a lançar a sua nova gama de placas gráficas. Curiosamente, tanto uma como a outra parecem também já ter nas suas mãos versões mobile, de forma a conseguir elevar a nova geração de portáteis a outra qualidade gráfica.
Mas, como também deve imaginar, apesar de todo o avanço tecnológico, e apesar de uma nomenclatura extremamente similar, ainda não é possível para uma placa gráfica mobile oferecer a mesma capacidade de processamento de uma placa gráfica Desktop.
Por isso, é obviamente uma boa ideia olhar para o recentemente “leaked” teste benchmark 3DMark Time Spu, que já oferecer um vislumbre do desempenho da GeForce RTX 5060 da NVIDIA.
RTX 5060 para portáteis já mostrou os seus músculos!
Portanto, o recente leak mostra uma RTX 5060 mobile a alcançar uma pontuação gráfica de 13.821 pontos no teste 3DMark Time Spy. Um número que não impressiona ninguém em 2025, mas que ainda assim significa um aumento de 32.5% face aos resultados da RTX 4060 da geração passada, e 10% face à mais poderosa RTX 4070.
De facto, esta GPU RTX 5060 é até capaz de ultrapassar a performance da RTX 4060 Ti para computadores desktop. O que é ainda mais interessante quando temos em conta o consumo de energia que fica pelos 115W nesta GPU mobile. Isto enquanto a RTX 4060 Ti para PCs Desktop vai até aos 165W.
Ou seja, nesta geração de placas RTX 50, vamos ter um novo salto de performance muito bom entre gamas de preço.
Entretanto, como sempre, um benchmark sintético vale o que vale. A performance vai sempre depender de jogo para jogo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!