A NVIDIA está finalmente a colocar mais RTX 50 no mercado, naquilo que muitos entusiastas afirmam ser o plano da gigante das placas gráficas. Por isso, os retalhistas e integradores de sistemas começam a ter mais opções disponíveis.
No entanto, os preços continuam bem acima do que deviam, deixando muitos consumidores a torcer o nariz. Já são várias gerações com preços demasiado inflacionados, e ao que tudo indica, a “bolha” rebentou.
Mais stock, mas preços continuam inflacionados. Ninguém sabe bem o porquê!?
As placas mais high-end da série RTX 50, como a RTX 5080 e RTX 5090, estão finalmente a aparecer nos principais retalhistas, mas os preços ainda são absurdos. Estão quase todas acima do preço recomendado de venda, o que é inegavelmente estranho.
Entretanto, a esperança é que, com a normalização da oferta, os preços comecem a cair. Mas isso ainda vai demorar.
Os gamers começam a boicotar
A estratégia da NVIDIA de lançar GPUs com preços estratosféricos pode estar a sair-lhes pela culatra.
Basta olhar para modelos como a RTX 5090 ROG Astral, que custa uns ridículos 3.400 dólares em vários mercados, andam encalhados nas prateleiras de várias lojas, algo impensável numa geração anterior.
Se o padrão se repetir noutros modelos premium, pode ser um sinal claro de que os consumidores estão a boicotar estas placas.
Aliás, basta olhar para aquilo que a AMD está a conseguir fazer no mercado, para perceber que a “clientela” está um bocadinho farta deste sistema.
Mais stock a caminho – e preços a baixar (eventualmente)
A NVIDIA já tinha dito que a oferta ia melhorar drasticamente no segundo trimestre, e tudo indica que isso está a acontecer. Se a procura não acompanhar o ritmo, os preços vão acabar por cair. Portanto, para os fãs da Team Green, pode ser só uma questão de esperar mais um pouco para apanhar uma RTX 50 a um preço mais decente.