RTX 50: Lançamento apenas em 2025. Desespero?

Como deve saber, tanto a NVIDIA como a AMD andam a lançar novas gerações de placas gráficas de 2 em 2 anos, com um ‘refresh’ pelo meio. No lado da NVIDIA, esse refresh pode ser feito a partir de placas Super, ou então, através do lançamento de versões Ti daquilo que já está no mercado. Entretanto, no lado da AMD, temos uma refinação arquitetural, que costuma resultar em placas Radeon RX XX50.

Dito isto, ao que tudo indica, o plano de lançar coisinhas novas de 2 em 2 anos está em perigo, pelo menos no lado da NVIDIA. Não sendo também expectável o lançamento de um refresh Super em 2023. Mudança de estratégia? Sinal dos tempos?

RTX 50: Lançamento apenas em 2025. Qual é a estratégia? Puro desespero?

Portanto, como deve saber, a NVIDIA lançou as suas primeiras placas gráficas RTX 40, na forma das RTX 4090 e RTX 4080, no final de 2022. A ideia com esse lançamento era oferecer um nível de desempenho um pouco superior, sem nunca retirar o foco daquilo que realmente interessava para a NVIDIA. O quê? A venda de todo o “velho” stock de placas RTX 20 e RTX 30, que ainda estavam em armazém, consequência da loucura do mining.

Pois bem, com o fim do mining, e fim da pandemia, veio também uma quebra na procura digna de bater recordes. Ou seja, além de não ter uma gama RTX 40 interessante o suficiente… A NVIDIA também não está a conseguir despachar a quantidade de placas mais antigas que desejaria! Por isso, o plano de lançamentos vai ter de levar algumas modificações! Por isso, infelizmente, vamos ter de esperar mais tempo que o normal, para ver algo realmente novo.

Ou seja, as novas RTX 50 só vão chegar ao mercado em 2025, muito provavelmente no início do ano. Porém, como a gama RTX 40 foi essencialmente preenchida durante o dia de ontem, com o lançamento da RTX 4060. Não seria de admirar ver o tão badalado ‘refresh’ Super algures nos próximos meses, mais concretamente no primeiro trimestre de 2024.

Estas placas gráficas RTX 40 Super deverão trazer melhorias na performance, mas importante que isso, aumento na quantidade de memória VRAM equipada. Estas novas placas também podem chegar ao mesmo preço das suas versões originai. O que claro está, significa preços mais baixos para toda a gama RTX 40 de 2022 e 2023.

Em suma, ainda temos de esperar algum tempo para ver aquilo que a NVIDIA quer fazer. Mas uma coisa é certa… Placas gráficas realmente novas? Só em 2025.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também