Caso não saiba, a NVIDIA está a planear lançar novas placas gráficas já em Janeiro, estamos a falar de três novas RTX 40 Super (RTX 4070 Super, RTX 4070 Ti Super e RTX 4080 Super), em que pelo uma (RTX 4070 Super) deve coexistir com o modelo antigo, o que claro está, deverá resultar em algumas mudanças de preço em toda a gama média de placas gráficas em 2024.
Mas… Será que isto é assim tão importante quando já se fala do lançamento das novas RTX 50? Talvez sim, talvez não… Afinal com o uso do processo de 3nm da TSMC nas novas placas gráficas, é provável que exista um novo aumento de preço à mistura.
RTX 50: Já temos data! Será que vale a pena comprar uma Super em 2024?
Portanto, talvez seja boa ideia olhar para o lançamento das novas RTX 40 Super só para ter uma ideia do que a NVIDIA anda a fazer, e depois esquecer que este existiu. Afinal, ao que tudo indica, estamos menos de 1 ano de distância da nova geração RTX 50 baseada na arquitetura “Blackwell”.
Sim, leu bem, as novas RTX 50 que já devem trazer para cima da mesa novos níveis de performance, eficiência, bem como novas tecnologias inovadoras, têm data de lançamento marcada para o final de 2024.
Porém, não é esperado um salto evolutivo tão grande como no passado. Aliás, é esperado que o aumento de performance nas RTX 50 relativamente às RTX 40 seja mais baixo que o salto que vimos com as atuais RTX 40 face às RTX 30. Porquê? Bem, as placas gráficas focadas na Inteligência Artificial estão a vender 5x mais comparativamente às placas GeForce RTX 40. Como tal, a NVIDIA está muito mais focada nessa componente de mercado, que é onde está o dinheiro a sério.
Aliás, esta deve ser a história do mercado de placas gráficas nos próximos anos! Afinal até a AMD está agora a planear deixar de lançar placas gráficas gaming de gama alta. Para quê? Simples, para também se focar muito mais na parte IA da coisa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!