Acha que a RTX 4090 é uma autêntica besta da performance? Pois bem, a RTX 4090 Ti não é bem uma placa que pode, ou não chegar ao mercado, é uma placa que neste momento é basicamente uma certeza, apenas não sabemos a data da sua chegada às prateleiras.
Mas, ao que tudo indica, pode estar para breve! Ao fim ao cabo, a GALAX (KFA2 na Europa) cometeu o erro de meter algum material de marketing, relativo à placa, cá fora. InÃcio de 2023? Não será um pouco cedo? Especialmente quando a AMD não tem, e provavelmente nunca vai ter, uma rival à altura?
RTX 4090 Ti pode estar para muito em breve!
Portanto, como dissemos em cima, a RTX 4090 Ti não é um ‘se’, é mesmo uma certeza. Afinal de contas, a atual RTX 4090 apenas usa 88% da totalidade dos processadores streaming presentes no GPU AD102 de 4nm.
Ou seja, enquanto a RTX 4090 atual usa ‘apenas’ 128 dos 144 SM, e 16384 dos 18432 núcleos CUDA totais, a RTX 4090 Ti vai chegar, eventualmente, com tudo isto à sua disposição. Curiosamente, é esperado que ambas as placas partilhem o mesmo exato sistema de memória, mas possivelmente com memória mais rápida no modelo Ti (23 Gbps).
COntudo, como dissemos em cima, seria sempre estranho ver esta placa a ser lançada agora. Afinal de contas, a RTX 7900 XTX apenas consegue rivalizar com a RTX 4080, e nem é em todas as situações. Por isso… Será que faz sentido para a NVIDIA, lançar uma placa topo de gama mais complexa, mais cara, e com potencial para criar problemas a nÃvel energético, quando o mercado já está a fazer cara feia à falta de concorrência e preços exagerados? Isto já para não falar de todos os entusiastas que já adquiriram a atual RTX topo de gama, a pensar que esta placa iria reinar o mercado nos próximos tempos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Faz sentido lançar já? Ou isto foi apenas um erro do pessoal que gere o site da Galax/KFA2? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!