Caso não saiba, por vezes, alguns entusiastas decidem baixar o limite máximo de consumo do seu hardware, de forma a perceber onde está o verdadeiro “sweet spot” da coisa. Ou seja, onde é o ponto ótimo entre a performance e o consumo de energia elétrica.
Dito tudo isto, ao que tudo indica, é possível fazer undervolt, e baixar o limite máximo de consumo da nova RTX 4090 para cerca de metade, sem perder muita da sua inovadora performance gráfica. É mesmo um pedaço de hardware incrível! Só é pena o seu preço.
RTX 4090 limitada a metade da potência, perde apenas 8% de performance
Portanto, segundo a publicação Coreana Quasar Zone, é possível baixar os limites de potência da RTX 4090 para mais ou menos 60%, ou seja, 270W. Isto ao mesmo tempo que se baixa a voltagem do GPU para 850mV em vez dos normais 1V, e mesmo assim, ter um nível de performance absolutamente incrível.
Afinal, a RTX 4090, nestas definições, em jogo, ou em testes sintéticos, apresentou um nível de performance apenas 8% inferior ao “normal”. Aqui é necessário salientar que o Power Limit desta placa gráfica é normalmente 450W.
O que significa tudo isto? Bem, a placa aquece menos, faz menos barulho, e consumo menos energia elétrica. O nível de performance é basicamente o mesmo, e a sua durabilidade vai melhorar de forma significativa.
Em suma, a RTX 4090 é um monstro da engenharia, da performance, e da eficiência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já brincou com estes números nas suas placas gráficas, ou sempre teve algum medo? Está interessado na nova geração de placas gráficas? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!