RTX 4090/4080: 24Gb de memória e até 600W de consumo

Estamos há várias semanas a avisar que a próxima geração de placas gráficas da NVIDIA vai parecer um carro ‘old school’ American Muscle a abrir a goela. A diferença aqui é que consumo não vai ser de gasolina, mas sim de energia elétrica. O aumento vai ser tão agressivo, que mesmo que não queria uma RTX 4080 ou RTX 4090, ou seja, se quiser ficar pela RTX 4060 ou RTX 4070, vai ter de mudar de fonte de alimentação na mesma.

As regras do jogo vão mudar em 2022. Está pronto?

RTX 4090/4080: 24Gb de memória e até 600W de consumo

Verdade seja dita, um entusiasta a sério não está muito interessado no consumo da sua placa gráfica. Se tem dinheiro para uma placa de topo, também tem dinheiro para mudar de fonte, e pagar a conta da luz ao fim do mês.

Mas é preciso perceber o porquê dos consumos estarem agora a disparar, depois de anos de foco na eficiência energética por parte da NVIDIA.

Bem… Na verdade é muito simples… A AMD já não anda a passear no mercado, por isso, a NVIDIA vê-se agora obrigada a converter todos os watts em performance. Aliás, é exatamente por isto que a RTX 3090 Ti é uma realidade no mercado, em Março/Abril, depois de uma série de adiamentos. A NVIDIA quer testar o conector PCIe Gen5, para apostar tudo na nova geração.

Entretanto, além de tudo isto, também já sabemos que o AD102 (GPU topo de gama Ada Lovelace) vai conseguir chegar ao mercado com pelo menos 24 GB de memória GDDR6X. Num pacote capaz de consumir até um máximo de 600W, com as versões OC das parceiras a conseguirem ir um pouco além disto.

Curiosamente, segundo a fonte Igor’s Lab, todas as parceiras vão incluir na caixa um adaptar 12VHPWR para PCIe 8-pin, de forma a aproveitar a grande maioria das fontes de alimentação do mercado.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também