Como deve saber, estamos a meros dias da chegada das novas Radeon RX 7900 Ã s lojas, primeiramente em quantidade limitada, e um pouco mais tarde, mesmo em grande, muito provavelmente num stock superior ao que a NVIDIA tem conseguido levar para as prateleiras.
O que claro está, significa que estamos prestes a saber o que as placas realmente valem, mais concretamente contra aquilo que a NVIDIA tem agora no mercado, na forma da RTX 4080.
RTX 4080 vs RX 7900 XTX: Quem ganha?
Portanto, a AMD, na altura do anúncio das suas novas Radeon RX 7900, afirmou logo que o seu foco não era lutar contra a suprassumo RTX 4090, nada disso… O objetivo era lutar de frente, com a NVIDIA, nas gamas imediatamente abaixo, começando logo pela RTX 4080.
Sim, ter uma topo de gama incrÃvel é importante. Mas é obviamente ter produtos de qualidade inegável, que os consumidores possam pagar. Essa é a estratégia da AMD para 2023… Mas, isto só pode resultar, se a AMD tiver um produto realmente competitivo. Tem? Vamos ver.
Portanto, ainda não temos reviews completas da placa, mas, tivemos o leak de dois Benchs, que demonstram a performance da RX 7900 XTX em Vulkan e OpenCL, através do GeekBench. O sistema em causa contava com Windows 11, uma motherboard ASUS ROG Crosshair X670E Extreme, e claro, um Ryzen 7700X acompanhado de 32GB de memória DDR5 a 6000MHz.
Dito tudo isto, em Vulkan, os valores apontam para um RX 7900 XTX 15% mais poderosa que a atual RTX 4080 da NVIDIA. Com a placa da AMD a conseguir quase 180 mil pontos. Já no teste OpenCL, a placa da AMD fica abaixo 10% abaixo da rival direta, ao conseguir 228 mil pontos.
O que significa isto? Bem, por enquanto, significa muito pouco. É preciso esperar por testes reais, de performance, em jogos igualmente reais e importantes para os consumidores. Mas… E isto é um grande mas, não nos podemos esquecer que a placa topo de gama da AMD chega ao mercado 300 dólares mais barata face à RTX 4080.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!